TecFoco / Notícias / Recurso de suporte a vários dispositivos do WhatsApp entra em fase beta

Recurso de suporte a vários dispositivos do WhatsApp entra em fase beta

Imagem de: Recurso de suporte a vários dispositivos do WhatsApp entra em fase beta

O recurso de suporte a vários diapositivos do WhatsApp foi confirmado oficialmente desde o mês passado. Quando iniciou os testes, Zuckerberg falou sobre os desafios de trazer o lançamento.

"Tem sido um grande desafio técnico fazer com que todas as suas mensagens e conteúdo sincronizem corretamente entre os dispositivos, mesmo quando a bateria do telefone acaba, mas nós resolvemos isso e estamos ansioso para lançá-lo em breve!", disse Mark Zuckerberg.

O recurso de suporte a vários dispositivos foi anunciado oficialmente pelo Facebook com algumas limitações e já está disponível para alguns usuários beta do WhatsApp.

De acordo com a empresa, a capacidade de vários dispositivos atualizada permitirá usar o WhatsApp no telefone e em até quatro outros dispositivos diferentes simultaneamente, sem a necessidade de manter o telefone conectado.

"Cada dispositivo complementar se conectará ao seu WhatsApp de forma independente, mantendo o mesmo nível de privacidade e segurança por meio de criptografia de ponta a ponta que as pessoas que usam o WhatsApp esperam", disse a equipe de engenharia do Facebook.

"É importante ressaltar que desenvolvemos novas tecnologias para manter a criptografia de ponta-a-ponta enquanto ainda gerenciamos a sincronização de seus dados como nomes de contato, arquivos de bate-papo, mensagens com estrela e muito mais entre os dispositivos.", acrescentou.

Para oferecer suporte a vários dispositivos, a empresa teve que "repensar a arquitetura e o design do WhatsApp" com novos sistemas para permitir uma experiência de vários dispositivos autônoma, preservando a privacidade e a criptografia de ponta a ponta.

https://twitter.com/wcathcart/status/1415386855793520640

A experiência atual do WhatsApp para dispositivos complementares na web, macOS e Windows usa um aplicativo de smartphone como dispositivo principal.

Tornando o telefone a fonte de todos os dados do usuário e o único dispositivo capaz de criptografar mensagens de ponta-a-ponta para outro usuário, iniciando chamadas, etc.

Dispositivos complementares, como desktop ou laptop, mantêm uma conexão segura e persistente com o telefone e simplesmente espelham seu conteúdo em sua própria IU.

Com a nova arquitetura de vários dispositivos WhatsApp, você não precisa mais de um smartphone para ser a fonte e ainda mantém seus dados sincronizados e privados de forma perfeita e segura.

Além disso, com suporte a vários dispositivos, cada dispositivo agora tem sua própria chave de identidade.

Uma mudança do sistema onde o usuário será identificado por uma única chave de identidade da qual todas as chaves de comunicação criptografadas foram derivadas.

"O servidor WhatsApp mantém um mapeamento entre a conta de cada pessoa e todas as identidades de seus dispositivos. Quando alguém deseja enviar uma mensagem, obtém as chaves da lista de dispositivos do servidor", disse o Facebook.

Para isso, o WhatsApp afirma estar usando uma abordagem cliente-fanout, em que "o cliente WhatsApp que envia a mensagem criptografa e a transmite N número de vezes para N número de dispositivos diferentes, aqueles nas listas de dispositivos do remetente e do destinatário".

A mensagem é "criptografada individualmente usando a sessão de criptografia em pares estabelecida com cada dispositivo".

Além disso, as mensagens não são armazenadas no servidor após serem entregues. Para grupos, o Facebook ainda usa o mesmo esquema de criptografia escalonável de Sender Key do Signal Protocol.

Além disso, todas as chamadas e chamadas de vídeo, incluindo as de grupo, permanecerão criptografadas de ponta-a-ponta.

O Facebook disse que também abordou o desafio de evitar que um servidor malicioso ou comprometido escute as comunicações de alguém, adicionando dispositivos à conta de alguém.

Em primeiro lugar, a empresa "estendeu os códigos de segurança para agora representar a combinação de todas as identidades de dispositivos de alguém" para que qualquer pessoa e seu contato possam sempre verificar todos os dispositivos para os quais estão enviando mensagens.

Em segundo lugar, o WhatsApp também desenvolveu uma nova tecnologia chamada Verificação Automática de Dispositivo para reduzir o número de vezes que alguém precisa realizar verificações de identidade.

Este sistema permite que os dispositivos estabeleçam confiança entre si automaticamente, de forma que alguém precise comparar o código de segurança de outro usuário apenas se esse usuário registrar novamente toda a sua conta.

Por último, a empresa deu aos usuários controle e proteção adicionais sobre quais dispositivos estão vinculados a suas contas.

Para isso, todos serão obrigados a conectar novos dispositivos complementares digitalizando um código QR em seus telefones.

"Este processo agora requer autenticação biométrica antes de conectar onde as pessoas ativaram esse recurso em dispositivos compatíveis", acrescentou.

Por fim, as pessoas poderão ver todos os dispositivos complementares vinculados às suas contas e quando forem usados pela última vez, além de poderem se desconectar deles remotamente.

Atualmente, o novo recurso de suporte a vários dispositivos do WhatsApp está disponível para um número limitado de usuários no programa beta.

Você pode clicar aqui para se inscrever no programa de teste beta e verificar se o recurso está disponível para você. A empresa não fez nenhum anúncio quando o recurso de suporte a vários dispositivos será lançado ao público.

"Continuaremos otimizando o desempenho e adicionando alguns recursos adicionais antes de implementá-lo lentamente de forma mais ampla", concluiu o Facebook.

Via: Engineering FB