Deus Ex Remastered é adiado por tempo indeterminado após críticas

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A Aspyr Media anunciou que Deus Ex Remastered, versão retrabalhada do clássico lançado em junho de 2000, teve o lançamento adiado por tempo indefinido.

O jogo não chega mais na data prevista de 5 de fevereiro de 2026 e todos os pedidos de pré-venda foram cancelados com reembolso total aos compradores.

A decisão veio após a reação negativa de parte da comunidade logo depois da apresentação inicial do projeto, feita em setembro. Na ocasião, muitos fãs não ficaram satisfeitos com as mudanças visuais mostradas.

Esse tipo de atualização costuma gerar debates intensos quando envolve jogos antigos, já que qualquer alteração gráfica pode mexer com a identidade original que marcou época.

Com Deus Ex, o cenário não foi diferente. Desta vez, a insatisfação ganhou força suficiente para levar o estúdio a recuar.

No comunicado oficial, a Aspyr agradeceu o retorno dos jogadores e explicou que o adiamento serve para alinhar o projeto às expectativas do público.

"Obrigado à comunidade pelo retorno após a revelação de Deus Ex Remastered”, diz o texto divulgado pela empresa. “Ouvimos o que foi dito e, para atender melhor às expectativas dos fãs e entregar a melhor experiência possível, Deus Ex Remastered não será mais lançado em 5 de fevereiro de 2026. Vamos compartilhar novas informações no momento certo. Todas as pré-vendas existentes serão reembolsadas integralmente. Agradecemos novamente pela paciência e apoio."

O adiamento representa mais um tropeço recente da Aspyr. Nos últimos anos, a coletânea Star Wars Battlefront Collection teve um lançamento bastante problemático, o estúdio deixou de participar do desenvolvimento do remake de Knights of the Old Republic e agora tem mais essa situação com Deus Ex Remastered.

A expectativa é que a empresa consiga reorganizar o projeto e apresentar uma versão que realmente desperte o interesse da comunidade.

Deus Ex é considerado um dos jogos mais influentes da história, servindo de base para muitos títulos que vieram depois e ajudando a moldar o gênero conhecido como immersive sim.

Por isso, um relançamento abaixo do esperado seria visto como um desrespeito ao legado de uma obra tão marcante na história dos games.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.