A CAPCOM confirmou a data final de lançamento de PRAGMATA, sua nova propriedade intelectual de ficção científica. O anúncio apareceu em um trailer exibido durante o The Game Awards 2025.
O jogo de ação e aventura em terceira pessoa chega no dia 24 de abril de 2026 para PC, PlayStation 5, Xbox Series X|S e, agora, também para o Nintendo Switch 2, plataforma adicionada recentemente à lista.
Junto com a data, a empresa abriu a pré-venda e liberou uma demonstração jogável no PC via Steam, chamada PRAGMATA SKETCHBOOK. A CAPCOM informou que detalhes sobre a chegada dessa demo aos consoles serão divulgados mais adiante.
A pré-venda conta com duas edições. A Standard Edition custa R$ 259,00, enquanto a Deluxe Edition, por R$ 299,00, inclui o Shelter Variety Pack.
Esse pacote reúne roupas alternativas para Hugh e Diana, uma skin de arma, emotes para Diana, músicas extras para o Shelter e uma biblioteca interna com 75 artes digitais. A empresa também comentou que mais informações sobre um amiibo da personagem Diana serão divulgadas em breve.
Quem garantir qualquer uma das edições antecipadamente recebe dois trajes extras: o visual Neo Bushido, com estilo samurai para Hugh, e o Neo Kunoichi, inspirado em ninjas, para Diana.
Em fevereiro, o jogo recebeu classificação do órgão sul-coreano GRAC, indicado para jogadores a partir de 12 anos. Durante um bom tempo, parte da comunidade temia que PRAGMATA tivesse o mesmo destino de Deep Down, projeto que sumiu após um trailer.
Revelado originalmente no evento PlayStation 5 Future of Gaming, o jogo estava previsto para 2022, depois passou para 2023 e voltou a desaparecer mesmo após um novo trailer divulgado em junho daquele ano.
Só dois anos depois ele reapareceu, com uma nova janela de lançamento marcada para 2026. A confiança só voltou quando a CAPCOM liberou sessões jogáveis durante a Gamescom 2025.
Na prática, PRAGMATA mostrou um conceito diferente. Diana, uma androide com aparência de menina humana, auxilia Hugh de forma ativa nos combates.
Ela quebra a defesa dos robôs inimigos por meio de um sistema de invasão digital que funciona como um mini-game em tempo real.
Enquanto resolve esse processo, o jogador precisa desviar dos ataques, já que os inimigos continuam avançando. Só após a quebra da armadura é possível causar dano direto com as armas de Hugh.
Para sobreviver a esse ritmo, o uso do jetpack se torna parte constante da movimentação. Com a data definida, versões confirmadas e uma demo já disponível no PC, PRAGMATA entra em uma nova fase após anos de incerteza.








