CAPCOM confirma PRAGMATA para abril de 2026, demo no PC já está disponível

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A CAPCOM confirmou a data final de lançamento de PRAGMATA, sua nova propriedade intelectual de ficção científica. O anúncio apareceu em um trailer exibido durante o The Game Awards 2025.

O jogo de ação e aventura em terceira pessoa chega no dia 24 de abril de 2026 para PC, PlayStation 5, Xbox Series X|S e, agora, também para o Nintendo Switch 2, plataforma adicionada recentemente à lista.

Junto com a data, a empresa abriu a pré-venda e liberou uma demonstração jogável no PC via Steam, chamada PRAGMATA SKETCHBOOK. A CAPCOM informou que detalhes sobre a chegada dessa demo aos consoles serão divulgados mais adiante.

A pré-venda conta com duas edições. A Standard Edition custa R$ 259,00, enquanto a Deluxe Edition, por R$ 299,00, inclui o Shelter Variety Pack.

Esse pacote reúne roupas alternativas para Hugh e Diana, uma skin de arma, emotes para Diana, músicas extras para o Shelter e uma biblioteca interna com 75 artes digitais. A empresa também comentou que mais informações sobre um amiibo da personagem Diana serão divulgadas em breve.

Quem garantir qualquer uma das edições antecipadamente recebe dois trajes extras: o visual Neo Bushido, com estilo samurai para Hugh, e o Neo Kunoichi, inspirado em ninjas, para Diana.

Em fevereiro, o jogo recebeu classificação do órgão sul-coreano GRAC, indicado para jogadores a partir de 12 anos. Durante um bom tempo, parte da comunidade temia que PRAGMATA tivesse o mesmo destino de Deep Down, projeto que sumiu após um trailer.

Revelado originalmente no evento PlayStation 5 Future of Gaming, o jogo estava previsto para 2022, depois passou para 2023 e voltou a desaparecer mesmo após um novo trailer divulgado em junho daquele ano.

Só dois anos depois ele reapareceu, com uma nova janela de lançamento marcada para 2026. A confiança só voltou quando a CAPCOM liberou sessões jogáveis durante a Gamescom 2025.

Na prática, PRAGMATA mostrou um conceito diferente. Diana, uma androide com aparência de menina humana, auxilia Hugh de forma ativa nos combates.

Ela quebra a defesa dos robôs inimigos por meio de um sistema de invasão digital que funciona como um mini-game em tempo real.

Enquanto resolve esse processo, o jogador precisa desviar dos ataques, já que os inimigos continuam avançando. Só após a quebra da armadura é possível causar dano direto com as armas de Hugh.

Para sobreviver a esse ritmo, o uso do jetpack se torna parte constante da movimentação. Com a data definida, versões confirmadas e uma demo já disponível no PC, PRAGMATA entra em uma nova fase após anos de incerteza.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.