Mesmo com decisões recentes que geraram dúvidas sobre o rumo da marca, é indiscutível que o Xbox acertou em pontos importantes no passado.
Um deles é o programa de retrocompatibilidade, que mantém diversos títulos antigos funcionando nos consoles atuais, evitando que jogadores precisem buscar aparelhos antigos e discos raros.
Agora, esse recurso pode ganhar uma nova fase, alcançando o Windows e o portátil ROG Ally — caso um rumor em circulação se confirme.
No fórum ResetERA, o insider Nate the Hate, conhecido por acertar informações internas, comentou sobre o futuro do ecossistema Xbox. Segundo ele, existe uma movimentação para levar jogos do Xbox original e do Xbox 360 para mais plataformas.
"Existe uma esperança de ver jogos antigos do Xbox (OG e Xbox 360) funcionando no ROG e no Windows. Não dá para dizer se isso vai acontecer; mas há um esforço acontecendo", disse o insider.
"A dúvida é o tamanho dessa iniciativa. Será igual ao que existe hoje no Series ou haverá mais títulos do catálogo do Xbox?"
A ideia de ver jogos antigos do Xbox chegando ao PC não é nova, mas ainda assim envolve diversos obstáculos. O principal entrave citado envolve licenças.
Editoras não estariam dispostas a transformar a licença de um jogo de Xbox em uma licença de PC, o que limitaria bastante a quantidade de títulos disponíveis fora dos consoles.
Por outro lado, a próxima geração do Xbox — que teria como base o APU AMD Magnus — deve continuar rodando jogos de gerações anteriores. Nesse caso, as barreiras de licença não afetariam o console, já que os títulos continuariam na mesma família de produtos.
Independente de como esse plano vai evoluir, a Microsoft disse que dividiria novas informações sobre o futuro do Xbox em 2026, ano que marca os 25 anos da marca.








