Jogos clássicos do Xbox podem ganhar versão oficial para Windows e ROG Ally

Imagem de: Jogos clássicos do Xbox podem ganhar versão oficial para Windows e ROG Ally

Mesmo com decisões recentes que geraram dúvidas sobre o rumo da marca, é indiscutível que o Xbox acertou em pontos importantes no passado.

Um deles é o programa de retrocompatibilidade, que mantém diversos títulos antigos funcionando nos consoles atuais, evitando que jogadores precisem buscar aparelhos antigos e discos raros.

Agora, esse recurso pode ganhar uma nova fase, alcançando o Windows e o portátil ROG Ally — caso um rumor em circulação se confirme.

No fórum ResetERA, o insider Nate the Hate, conhecido por acertar informações internas, comentou sobre o futuro do ecossistema Xbox. Segundo ele, existe uma movimentação para levar jogos do Xbox original e do Xbox 360 para mais plataformas.

"Existe uma esperança de ver jogos antigos do Xbox (OG e Xbox 360) funcionando no ROG e no Windows. Não dá para dizer se isso vai acontecer; mas há um esforço acontecendo", disse o insider.

"A dúvida é o tamanho dessa iniciativa. Será igual ao que existe hoje no Series ou haverá mais títulos do catálogo do Xbox?"

A ideia de ver jogos antigos do Xbox chegando ao PC não é nova, mas ainda assim envolve diversos obstáculos. O principal entrave citado envolve licenças.

Editoras não estariam dispostas a transformar a licença de um jogo de Xbox em uma licença de PC, o que limitaria bastante a quantidade de títulos disponíveis fora dos consoles.

Por outro lado, a próxima geração do Xbox — que teria como base o APU AMD Magnus — deve continuar rodando jogos de gerações anteriores. Nesse caso, as barreiras de licença não afetariam o console, já que os títulos continuariam na mesma família de produtos.

Independente de como esse plano vai evoluir, a Microsoft disse que dividiria novas informações sobre o futuro do Xbox em 2026, ano que marca os 25 anos da marca.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.