Xbox Next com APU Magnus pode unificar consoles e PCs Xbox, segundo vazamento

Imagem de: Xbox Next com APU Magnus pode unificar consoles e PCs Xbox, segundo vazamento

A próxima geração do Xbox pode trazer uma mudança importante na forma como a Microsoft encara consoles e PCs para jogos.

Segundo informações compartilhadas por insiders do setor, o novo Magnus APU — já alvo de vazamentos recentes — deve equipar tanto o próximo console Xbox quanto uma linha de PCs Xbox produzidos por parceiros.

A revelação veio de Kepler L2, conhecido por vazar informações sobre a AMD, no fórum NeoGAF. Ele afirma que o Magnus APU será licenciado para fabricantes (OEMs), permitindo que máquinas de mesa com a marca Xbox utilizem o mesmo chip do console.

Outro insider, HeisenbergFX4, acrescenta que, fora pequenas diferenças, não haverá necessidade de ajustes específicos no desenvolvimento de jogos, já que o mercado para essas variações tende a ser pequeno.

Para a AMD, o cenário é extremamente positivo. Como aponta o canal Moore's Law is Dead, a produção em grande escala deve melhorar os custos de fabricação junto à TSMC e ainda aproveitar as otimizações feitas para o console.

Em um momento em que muitos jogos de PC apresentam problemas de desempenho, oferecer uma plataforma unificada e otimizada pode se tornar um diferencial competitivo para a Microsoft e seus parceiros.

O design do Magnus APU chama atenção pelo uso de chiplets — com CPU e GPU separados —, algo bem diferente dos APUs mais recentes de consoles.

Essa arquitetura pode permitir que a Microsoft adote ciclos de atualização mais curtos, abandonando o tradicional modelo de uma geração a cada 6 ou 7 anos.

Com a diminuição dos exclusivos e as fabricantes explorando estratégias distintas, a próxima geração pode ser uma das mais interessantes da história dos videogames.