Xbox Next com APU Magnus pode unificar consoles e PCs Xbox, segundo vazamento

Imagem de: Xbox Next com APU Magnus pode unificar consoles e PCs Xbox, segundo vazamento

A próxima geração do Xbox pode trazer uma mudança importante na forma como a Microsoft encara consoles e PCs para jogos.

Segundo informações compartilhadas por insiders do setor, o novo Magnus APU — já alvo de vazamentos recentes — deve equipar tanto o próximo console Xbox quanto uma linha de PCs Xbox produzidos por parceiros.

A revelação veio de Kepler L2, conhecido por vazar informações sobre a AMD, no fórum NeoGAF. Ele afirma que o Magnus APU será licenciado para fabricantes (OEMs), permitindo que máquinas de mesa com a marca Xbox utilizem o mesmo chip do console.

Outro insider, HeisenbergFX4, acrescenta que, fora pequenas diferenças, não haverá necessidade de ajustes específicos no desenvolvimento de jogos, já que o mercado para essas variações tende a ser pequeno.

Para a AMD, o cenário é extremamente positivo. Como aponta o canal Moore's Law is Dead, a produção em grande escala deve melhorar os custos de fabricação junto à TSMC e ainda aproveitar as otimizações feitas para o console.

Em um momento em que muitos jogos de PC apresentam problemas de desempenho, oferecer uma plataforma unificada e otimizada pode se tornar um diferencial competitivo para a Microsoft e seus parceiros.

O design do Magnus APU chama atenção pelo uso de chiplets — com CPU e GPU separados —, algo bem diferente dos APUs mais recentes de consoles.

Essa arquitetura pode permitir que a Microsoft adote ciclos de atualização mais curtos, abandonando o tradicional modelo de uma geração a cada 6 ou 7 anos.

Com a diminuição dos exclusivos e as fabricantes explorando estratégias distintas, a próxima geração pode ser uma das mais interessantes da história dos videogames.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.