SteamOS 3.7.0 traz KDE Plasma 6 e suporte para novos dispositivos

Imagem de: SteamOS 3.7.0 traz KDE Plasma 6 e suporte para novos dispositivos

A Valve lançou a prévia do SteamOS 3.7.0, trazendo uma série de melhorias importantes para o Steam Deck e outros dispositivos portáteis.

Entre as novidades, estão um novo Kernel Linux, uma versão mais recente da interface KDE Plasma e suporte inicial para handhelds que não são da Valve.

Essas mudanças deixam o sistema mais estável, seguro e compatível com mais hardware, além de trazer uma experiência mais próxima de um desktop tradicional.

A atualização apelidada de "Pi Day" traz diversas melhorias para os usuários do Steam Deck, começando por um novo Arch Linux base, que facilita o acesso a softwares e atualizações de segurança.

O Kernel Linux foi atualizado para a versão 6.11, garantindo melhor desempenho, segurança reforçada e compatibilidade com mais dispositivos.

KDE Plasma 6

Outro destaque é a substituição do Plasma 5.7 pelo Plasma 6.2.5. Essa mudança oferece uma interface mais moderna e cheia de recursos para quem usa o Steam Deck como um PC.

O Plasma 6 foi lançado no ano passado, construído com base no Qt 6, KDE Frameworks 6 e KDE Gear 24.02, trazendo novas funcionalidades e melhor integração com o Linux.

Lista de melhorias

  • Atualização para uma versão mais recente do Arch Linux
  • Kernel Linux atualizado para 6.11
  • Atualização da base de drivers gráficos Mesa
  • Modo desktop agora com KDE Plasma 6.2.5
  • Primeiro passo para suporte a handhelds que não são Steam Deck

Esse suporte inicial para dispositivos de terceiros mostra que a Valve está cumprindo a promessa de expandir o SteamOS para além do seu próprio hardware.

No momento, o único portátil não fabricado pela Valve que já suporta o SteamOS é o Legion Go S, mas outros devem receber compatibilidade em breve.

Além disso, a nova versão do SteamOS melhora o suporte para controles, entrada de comandos, Bluetooth, gráficos e desempenho, além de corrigir bugs antigos.

Um dos avanços mais importantes está na transição mais rápida entre o modo desktop e o modo de jogo, além da correção de travamentos que ocorriam no desktop.

Outra novidade é a ativação do AMD P-State, um sistema de controle de frequência da CPU que melhora a eficiência energética dos dispositivos portáteis.

Também houve aprimoramentos na compatibilidade com monitores externos e suporte aprimorado para som surround no modo desktop.

A expectativa agora é que a Valve leve o SteamOS para PCs desktop de forma oficial, oferecendo uma interface otimizada para gamers que preferem o Linux.

Enquanto isso, os usuários interessados podem testar essa versão do sistema acessando "Configurações -> Sistema -> Canal de Atualização do Sistema" no Steam Deck.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.