A Valve lançou a prévia do SteamOS 3.7.0, trazendo uma série de melhorias importantes para o Steam Deck e outros dispositivos portáteis.
Entre as novidades, estão um novo Kernel Linux, uma versão mais recente da interface KDE Plasma e suporte inicial para handhelds que não são da Valve.
Essas mudanças deixam o sistema mais estável, seguro e compatível com mais hardware, além de trazer uma experiência mais próxima de um desktop tradicional.
A atualização apelidada de "Pi Day" traz diversas melhorias para os usuários do Steam Deck, começando por um novo Arch Linux base, que facilita o acesso a softwares e atualizações de segurança.
O Kernel Linux foi atualizado para a versão 6.11, garantindo melhor desempenho, segurança reforçada e compatibilidade com mais dispositivos.
Outro destaque é a substituição do Plasma 5.7 pelo Plasma 6.2.5. Essa mudança oferece uma interface mais moderna e cheia de recursos para quem usa o Steam Deck como um PC.
O Plasma 6 foi lançado no ano passado, construído com base no Qt 6, KDE Frameworks 6 e KDE Gear 24.02, trazendo novas funcionalidades e melhor integração com o Linux.
Lista de melhorias
- Atualização para uma versão mais recente do Arch Linux
- Kernel Linux atualizado para 6.11
- Atualização da base de drivers gráficos Mesa
- Modo desktop agora com KDE Plasma 6.2.5
- Primeiro passo para suporte a handhelds que não são Steam Deck
- Atualização para uma versão mais recente do Arch Linux
- Kernel Linux atualizado para 6.11
- Atualização da base de drivers gráficos Mesa
- Modo desktop agora com KDE Plasma 6.2.5
- Primeiro passo para suporte a handhelds que não são Steam Deck
Esse suporte inicial para dispositivos de terceiros mostra que a Valve está cumprindo a promessa de expandir o SteamOS para além do seu próprio hardware.
No momento, o único portátil não fabricado pela Valve que já suporta o SteamOS é o Legion Go S, mas outros devem receber compatibilidade em breve.
Além disso, a nova versão do SteamOS melhora o suporte para controles, entrada de comandos, Bluetooth, gráficos e desempenho, além de corrigir bugs antigos.
Um dos avanços mais importantes está na transição mais rápida entre o modo desktop e o modo de jogo, além da correção de travamentos que ocorriam no desktop.
Outra novidade é a ativação do AMD P-State, um sistema de controle de frequência da CPU que melhora a eficiência energética dos dispositivos portáteis.
Também houve aprimoramentos na compatibilidade com monitores externos e suporte aprimorado para som surround no modo desktop.
A expectativa agora é que a Valve leve o SteamOS para PCs desktop de forma oficial, oferecendo uma interface otimizada para gamers que preferem o Linux.
Enquanto isso, os usuários interessados podem testar essa versão do sistema acessando "Configurações -> Sistema -> Canal de Atualização do Sistema" no Steam Deck.