Steam Deck 2 só deve chegar depois de 2027, diz Valve

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Faz mais de dois anos que a Valve lançou o Steam Deck OLED, uma versão atualizada do portátil que chegou pela primeira vez em fevereiro de 2022.

Na época, muita gente já pedia uma nova geração mais forte, mas a empresa explicou que isso só aconteceria em 2025 ou 2026, porque o tipo de tecnologia que eles queriam usar ainda não existia no mercado.

Os produtos da Steam vão crescer no começo do ano que vem com a chegada do headset Frame, do novo Steam Machine e do novo Steam Controller. Mesmo assim, nada de Steam Deck novo por enquanto.

O site IGN voltou a perguntar sobre o assunto, e o engenheiro de software Pierre-Loup Griffais repetiu que o momento ainda não chegou , mas a Valve já tem uma ideia de como vai ser o sucessor.

Nas palavras dele, o Steam Deck não é o foco agora. Mas ele comentou que a equipe segue ligada no futuro do portátil e que a meta é ter um salto de desempenho que faça sentido lançar como um produto separado.

Segundo Griffais, não adianta subir só 20%, 30% ou algo perto de 50% mantendo a mesma bateria. A intenção é criar algo que deixe mais nítida a diferença entre a geração atual e a próxima. Por isso, eles estão partindo do que há de novo em chips e mudanças internas na arquitetura.

Ele disse acreditar que a equipe já tem uma noção do que quer para o próximo Steam Deck, mas que, no momento, não existe nenhum chip disponível no mercado que realmente se encaixe na proposta de um portátil de nova geração.

Com isso, tudo indica que isso só pode ocorrer na segunda metade de 2027. Caso isso aconteça, o novo Steam Deck pode acabar chegando bem perto do portátil que a Sony está desenvolvendo.

Segundo rumores, esse aparelho teria um desempenho parecido com o do PlayStation 5 básico. Como os dois devem usar tecnologia da AMD, existe a chance de ficarem próximos em força bruta caso sejam lançados em datas próximas e com preços parecidos.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.