Um grupo chinês de análise chamado XR Research Institute disse que o novo headset de realidade virtual da Valve já entrou em produção e deve começar a ser enviado ainda este ano.
A previsão inicial é de que entre 400 mil e 600 mil unidades sejam fabricadas no primeiro ano. A informação foi divulgada pelo site UploadVR e confirmada por dois conhecidos vazadores ligados à Valve, Tyler McVicker e Brad Lynch (conhecido como SadlyItsBradley).
Segundo Lynch, duas versões do headset, chamadas Deckard DV1 e Deckard DV2, apareceram recentemente na nova atualização beta do SteamVR.
De acordo com a forma como a Valve nomeia seus produtos em desenvolvimento, a sigla DV indica uma fase final de protótipo antes da produção comercial, que normalmente recebe a etiqueta PV.
Isso levanta a possibilidade de que a empresa esteja preparando dois modelos diferentes do headset, ou pelo menos duas versões distintas (SKUs) do mesmo produto.
Os rumores anteriores já apontavam que o Deckard, sucessor do Valve Index, seria lançado até o fim de 2025, e essas novas informações reforçam essa previsão.
O preço especulado é de US$ 1.200, mas esse valor ainda não foi confirmado por outras fontes. Se lançado, o Deckard será o segundo headset de realidade virtual da Valve. O primeiro, o Index, foi lançado em junho de 2019.
Na época, o produto ganhou destaque por vir acompanhado de uma cópia gratuita de Half-Life: Alyx, o jogo da franquia Half-Life que serviu como uma espécie de vitrine para o potencial da realidade virtual.
Mesmo com a boa recepção do jogo — que até hoje é considerado um dos títulos mais importantes já feitos para VR —, o Index não teve uma adoção tão ampla quanto a Valve esperava.
- Leia também: Valve cancela mod de CS:GO após 8 anos de trabalho
Segundo a Steam Hardware & Software Survey, apenas 13,2% dos headsets de VR conectados à plataforma Steam em janeiro de 2025 eram modelos Index.
Ainda não se sabe se a Valve está desenvolvendo um novo jogo exclusivo para acompanhar o lançamento do Deckard, algo que poderia impulsionar suas vendas, como aconteceu com Half-Life: Alyx.
De qualquer forma, novas informações devem surgir em breve. O analista Brad Lynch acredita que o anúncio oficial pode acontecer ainda este mês ou no próximo.