Snapdragon 8 Elite Gen 6 Pro pode ficar restrito a celulares premium por causa do preço

Imagem de: Snapdragon 8 Elite Gen 6 Pro pode ficar restrito a celulares premium por causa do preço

A Qualcomm mudou sua forma de lançar processadores neste ano ao apresentar o Snapdragon 8 Elite Gen 5 e, pouco tempo depois, uma versão menos potente chamada Snapdragon 8 Gen 5.

Rumores indicam que a empresa deve seguir a mesma estratégia em 2026 com dois modelos do Snapdragon 8 Elite Gen 6.

A versão mais forte deve receber o nome Snapdragon 8 Elite Gen 6 Pro e, segundo informações recentes, tende a aparecer apenas nos celulares mais caros do mercado, já que o custo desse chip seria muito alto.

A versão padrão do Snapdragon 8 Elite Gen 6, por outro lado, pode equipar a maior parte dos smartphones topo de linha no próximo ano.

Fabricantes de celulares devem se sentir mais à vontade ao escolher o Snapdragon 8 Elite Gen 6 tradicional, já que o aumento nos preços das memórias DRAM limita as opções disponíveis.

O valor exato do Snapdragon 8 Elite Gen 6 Pro ainda não foi divulgado pelo perfil Smart Chip Insider, no Weibo. Mesmo assim, há expectativa de aumento no preço porque esse será o primeiro chip da Qualcomm produzido em larga escala no processo de 2 nanômetros da TSMC.

Cada wafer dessa nova tecnologia tem custo estimado em cerca de 30 mil dólares, o que já indica um valor mais alto.

O Snapdragon 8 Elite Gen 5 já era considerado caro, com rumores anteriores apontando um preço de até 280 dólares por unidade, variando conforme cliente, volume e acordos comerciais.

Com a adoção de uma nova arquitetura de CPU Oryon e o uso de litografia mais avançada, a expectativa é que o Snapdragon 8 Elite Gen 6 Pro passe da marca de 300 dólares por chip.

Esse cenário dificulta o uso da versão Pro por muitas marcas, já que pagar mais caro por apenas um componente pesa no custo final do aparelho.

Assim, o Snapdragon 8 Elite Gen 6 padrão surge como alternativa mais viável, ainda mais porque os rumores indicam que ele não deve ter um aumento expressivo de preço.

Esse preço mais baixo também traz limitações. Informações apontam que o Snapdragon 8 Elite Gen 6 comum não deve ter suporte a memórias LPDDR6 nem contar com uma GPU tão forte quanto a da versão Pro.

Além disso, experiências anteriores mostram que o Snapdragon 8 Elite Gen 5 precisou consumir muita energia para superar o A19 Pro, o que levanta dúvidas sobre o uso do Snapdragon 8 Elite Gen 6 Pro em aparelhos que não tenham um sistema de resfriamento eficiente.

Outro ponto importante envolve a crise no mercado de memória. Estimativas indicam que o custo total de produção de um smartphone pode subir cerca de 25%.

Diante disso, algumas empresas avaliam o retorno de modelos básicos com 4 GB de RAM e a desaceleração da adoção de 16 GB em aparelhos mais caros.

Esse conjunto de fatores indica que o Snapdragon 8 Elite Gen 6 tradicional pode acabar sendo mais comum do que a versão Pro em 2026.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.