Joseph Cross encerrou sua trajetória na Bungie poucos meses antes do lançamento de Marathon, novo jogo do estúdio previsto para março de 2026.
O profissional trabalhou na empresa por mais de uma década e assumiu a direção de arte do projeto, que marca o primeiro título inédito da Bungie em anos. Cross também participou, ao lado do diretor do jogo, Joe Ziegler, de uma transmissão ao vivo realizada no início de 2025.
Na ocasião, a Bungie reconheceu o uso de artes do artista conhecido como Antireal sem autorização ou crédito adequado, o que gerou repercussão negativa.
A saída do diretor de arte veio a público após o site The Game Post identificar, por meio do LinkedIn, que ele não fazia mais parte da Bungie.
Depois da publicação da reportagem, o próprio Cross confirmou a informação em uma postagem no X (antigo Twitter). Ele afirmou que deixou o estúdio após 14 anos de trabalho, em um momento próximo ao lançamento de Marathon.
Na mensagem, Cross afirmou sentir orgulho do universo visual criado para o jogo e comentou que contar com apoio em larga escala para algo fora do padrão é algo raro.
Ele também elogiou a equipe de arte da Bungie e disse que pretende aproveitar o jogo como jogador, agradecendo a todos que apoiaram o projeto ao longo do processo.
I'm incredibly proud of the visual world we built for Marathon. Getting support at this scale for something a bit different is rare, and the art team at Bungie is the best in the biz. I'll be enjoying playing the game as a fan with all of you. Massive thank you to everyone who…
— Joseph Cross (@josephacross) December 19, 2025
Antes de liderar a direção de arte de Marathon, Cross ocupava o cargo de diretor de arte sênior desde 2018. Com isso, ele já fazia parte da liderança do estúdio em outros episódios envolvendo o uso indevido de trabalhos de artistas externos, registrados em 2021, 2023 e 2024, além do caso mais recente envolvendo Antireal.
Todos esses episódios foram solucionados. No início deste mês, Antireal publicou no X que a situação foi resolvida de forma satisfatória junto à Bungie e à Sony Interactive Entertainment.
Em entrevista ao Kotaku, Joseph Cross afirmou que a decisão de deixar a Bungie partiu dele próprio. Na declaração, ele disse sentir orgulho do projeto e do que a equipe conseguiu desenvolver ao longo de seis anos de trabalho.







