Fabricantes de smartphones com Android podem lançar seus próximos modelos topo de linha no mesmo mês do iPhone 18. A informação indica que aparelhos equipados com os chips Snapdragon 8 Elite Gen 6 e Dimensity 9600 devem chegar em setembro, período tradicionalmente escolhido pela Apple para apresentar seus novos iPhones.
Com isso, a empresa deixaria de ter a vantagem de tempo que vinha mantendo nos últimos anos. Apple, Qualcomm e MediaTek estariam trabalhando em seus primeiros processadores fabricados em 2 nanômetros. A Apple deve continuar usando o processo N2 da TSMC.
Já Qualcomm e MediaTek podem adotar a versão N2P, considerada uma evolução leve do N2, com pequeno ganho de desempenho e melhor organização na produção de wafers, o que ajuda a garantir volume suficiente para atender à demanda.
No lançamento do iPhone 17, a Apple conseguiu apresentar o aparelho algumas semanas antes das rivais. Em setembro, a empresa anunciou a linha no dia 9, enquanto o Snapdragon 8 Elite Gen 5 foi revelado em 24 de setembro e o Dimensity 9500 em 22 de setembro.
- Leia também: Snapdragon 8 Elite Gen 6 Pro pode chegar a 5,00 GHz com nova tecnologia de dissipação de calor
Essa diferença deu à Apple uma largada importante. A empresa abriu a pré-venda cerca de uma semana após o evento e colocou os aparelhos rapidamente em vários mercados.
Agora, segundo informações publicadas na rede social chinesa Weibo pelo perfil Smart Pikachu, os smartphones com Snapdragon 8 Elite Gen 6 e Dimensity 9600 devem ser lançados na mesma janela do iPhone 18, em setembro.
Os modelos anteriores também foram anunciados nesse mês, mas a diferença estava nas datas escolhidas por cada empresa. Caso os novos chips sejam apresentados em datas muito próximas, a vantagem de calendário da Apple pode desaparecer.
Outro informante da mesma plataforma, conhecido como Smart Chip Insider, disse que os chips A20 e A20 Pro, da Apple, além do Snapdragon 8 Elite Gen 6, Snapdragon 8 Elite Gen 6 Pro e Dimensity 9600, também devem estrear no mesmo mês.
Se isso se confirmar e os anúncios ocorrerem praticamente ao mesmo tempo, o cenário será diferente do que aconteceu com a geração passada. Mesmo assim, a Apple ainda conta com sua estrutura de produção e distribuição.
No lançamento anterior, enquanto celulares com Snapdragon 8 Elite Gen 5 e Dimensity 9500 demoraram algumas semanas para chegar às lojas, a linha iPhone 17 foi disponibilizada rapidamente em diversos países.
Para que a disputa fique equilibrada, Qualcomm e MediaTek precisarão garantir, junto à TSMC, que não haja atrasos na fabricação dos chips.
Também será necessário alinhar o cronograma com as fabricantes de smartphones para que os aparelhos cheguem ao mercado perto da estreia do iPhone 18.
Esse cenário se torna mais delicado em meio à crise de memória DRAM, que pode afetar a produção. Novas informações devem surgir nos próximos meses, conforme a aproximação do período de lançamentos.








