Clawdbot vira OpenClaw após pedido da Anthropic

Imagem de: Clawdbot vira OpenClaw após pedido da Anthropic

O assistente de inteligência artificial conhecido como Clawdbot passou por mais uma mudança de nome em poucas horas. Depois de viralizar e ganhar destaque nas redes, o projeto deixou de se chamar Moltbot e agora adota o nome OpenClaw.

Essa é a segunda alteração recente na marca do serviço, que ficou conhecido como um assistente pessoal baseado em IA.

O projeto, que agora atende por OpenClaw, é descrito como um assistente pessoal de código aberto. Na prática, funciona como um "funcionário digital", capaz de executar tarefas de forma automática.

Entre as funções divulgadas estão a organização da caixa de entrada de e-mails, o agendamento e gerenciamento de reservas, o controle da agenda e outras atividades do dia a dia.

A proposta é que o sistema atue de forma proativa, sem depender sempre de um comando direto do usuário. Além disso, ele mantém o histórico completo das conversas e consegue lembrar preferências mencionadas anteriormente.

A base do OpenClaw é uma camada de orquestração, que coordena diferentes agentes de inteligência artificial. O usuário instala o chamado plano de controle em seu próprio hardware, como um Apple Mac mini ou até mesmo em um servidor virtual privado (VPS).

Esse plano de controle é independente de modelo e serve para gerenciar os agentes de IA. A partir dele, é possível conectar a estrutura a modelos como o Claude, da Anthropic, ou o ChatGPT, da OpenAI.

Nos últimos dias, o então Clawdbot ganhou forte atenção da comunidade de desenvolvedores, principalmente entre quem trabalha com o chamado "vibe coding".

Muitos passaram a tratar a ferramenta como uma espécie de sistema operacional pessoal, já que todos os registros e arquivos ficam armazenados no próprio equipamento do usuário.

Essa característica de manter os dados localmente ajudou a impulsionar a popularidade do projeto e levou até mesmo a um aumento na procura por dispositivos como o Apple Mac mini.

Depois que o nome Clawdbot ganhou visibilidade, a Anthropic solicitou a mudança por conta da semelhança com a marca de seus modelos Claude.

O projeto então passou a se chamar Moltbot, mas pouco tempo depois adotou o nome OpenClaw. Apesar da nova identidade, ainda não há garantia de que essa será a última mudança no nome do assistente de IA.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.