O assistente de inteligência artificial conhecido como Clawdbot passou por mais uma mudança de nome em poucas horas. Depois de viralizar e ganhar destaque nas redes, o projeto deixou de se chamar Moltbot e agora adota o nome OpenClaw.
Essa é a segunda alteração recente na marca do serviço, que ficou conhecido como um assistente pessoal baseado em IA.
O projeto, que agora atende por OpenClaw, é descrito como um assistente pessoal de código aberto. Na prática, funciona como um "funcionário digital", capaz de executar tarefas de forma automática.
Entre as funções divulgadas estão a organização da caixa de entrada de e-mails, o agendamento e gerenciamento de reservas, o controle da agenda e outras atividades do dia a dia.
A proposta é que o sistema atue de forma proativa, sem depender sempre de um comando direto do usuário. Além disso, ele mantém o histórico completo das conversas e consegue lembrar preferências mencionadas anteriormente.
A base do OpenClaw é uma camada de orquestração, que coordena diferentes agentes de inteligência artificial. O usuário instala o chamado plano de controle em seu próprio hardware, como um Apple Mac mini ou até mesmo em um servidor virtual privado (VPS).
Esse plano de controle é independente de modelo e serve para gerenciar os agentes de IA. A partir dele, é possível conectar a estrutura a modelos como o Claude, da Anthropic, ou o ChatGPT, da OpenAI.
Nos últimos dias, o então Clawdbot ganhou forte atenção da comunidade de desenvolvedores, principalmente entre quem trabalha com o chamado "vibe coding".
Muitos passaram a tratar a ferramenta como uma espécie de sistema operacional pessoal, já que todos os registros e arquivos ficam armazenados no próprio equipamento do usuário.
Essa característica de manter os dados localmente ajudou a impulsionar a popularidade do projeto e levou até mesmo a um aumento na procura por dispositivos como o Apple Mac mini.
Depois que o nome Clawdbot ganhou visibilidade, a Anthropic solicitou a mudança por conta da semelhança com a marca de seus modelos Claude.
O projeto então passou a se chamar Moltbot, mas pouco tempo depois adotou o nome OpenClaw. Apesar da nova identidade, ainda não há garantia de que essa será a última mudança no nome do assistente de IA.








