A SpaceX recebeu a aprovação da Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA para o Starship Flight 7, segundo uma confirmação enviada pelo regulador por e-mail aos repórteres esta semana.
A FAA disse que a aprovação do Starship Flight 7 ocorreu "bem antes" da data de lançamento, citando essa rápida aprovação como "mais um exemplo do compromisso da FAA em permitir o transporte espacial seguro".
Para agilizar o processo de licenciamento do Starship Flight 8, a FAA também compartilhou uma lista de "exceções de danos induzidos por teste", para as quais não precisará uma investigação de acidente caso ocorram no Voo 7.
Uma investigação de acidente pode prolongar o processo de licenciamento para lançamentos futuros e causar atrasos em missões.
Porém, as rápidas iterações da Starship pela SpaceX durante a campanha de testes colocaram a empresa em desacordo com as regulamentações existentes, levando a atrasos nas aprovações de voos anteriores.
A única indicação publicamente disponível para o Starship Flight 7 é uma carta enviada pela NASA à FAA, autorizando ajustes na aeronave de observação para monitorar o foguete Starship de estágio superior.
Isso sugere um lançamento em janeiro. Contudo, a SpaceX já realizou testes estáticos dos foguetes Starship de primeiro e segundo estágios este mês, ao longo de duas semanas.
Os testes de disparo estático geralmente estão entre os últimos antes do lançamento, e os testes de dezembro indicam que o Starship Flight 7 pode ocorrer no final deste mês.
Lançamentos anteriores da Starship ocorreram dentro de um dia da aprovação da FAA, mas desta vez, a SpaceX ainda precisa empilhar os foguetes de primeiro e segundo estágios na plataforma de lançamento.
A empresa compartilhou imagens de um único motor a vácuo Raptor sendo testado na manhã da última terça-feira (17), visando um reacendimento no espaço.
Esse reacendimento ocorreu pela primeira vez no voo 6 da Starship e é indispensável para os testes orbitais da nave para que os controladores da missão ajustem sua órbita em caso de anomalia.
A FAA também detalhou as "exceções de danos induzidos por testes" que a SpaceX compartilhou para o Voo 7. Essas são anomalias que podem criar um risco à segurança pública durante o voo.
Como parte de sua avaliação, a agência confirmou que "todos os requisitos de segurança pública foram atendidos" pela SpaceX. A lista de anomalias inclui:
- Falha do escudo térmico durante alto aquecimento.
- Falha do sistema de flap durante alta pressão dinâmica.
- Falha do sistema do motor Raptor durante a queima da nave estelar de pouso.
- Falha do sistema do motor Raptor durante a queima de demonstração no espaço.
- Falha dos sistemas Super Heavy durante a proteção do veículo de captura pós-propulsor.
Como a FAA já havia trabalhado nessas questões antecipadamente, não exigirá que a SpaceX conduza uma investigação de acidente caso alguma delas ocorra no voo 7 da Starship.
A exceção está condicionada à ausência de perda de vidas, danos materiais ou queda de destroços fora das áreas designadas.
A SpaceX tentará capturar o propulsor Starship Super Heavy de 70 metros de altura com a torre de lançamento durante o Voo 7.
Além disso, testará uma nave de estágio superior atualizada, com novos flaps dianteiros, tanques maiores e placas de proteção térmica redesenhadas, entre outras melhorias.