Steam libera opção para incluir configuração do PC nas avaliações de jogos

Imagem de: Steam libera opção para incluir configuração do PC nas avaliações de jogos

A Valve anunciou uma mudança no sistema de avaliações da Steam que pode ajudar tanto jogadores quanto desenvolvedores.

Agora, quem escreve ou atualiza uma análise na página de um jogo poderá anexar as especificações do próprio computador junto com o comentário.

As avaliações feitas por usuários na Steam sempre geraram debate, principalmente em casos conhecidos como "review bombing".

Nessas situações, um grande número de pessoas publica avaliações negativas ao mesmo tempo, derrubando a nota geral de um jogo na plataforma.

Um dos primeiros casos de grande repercussão aconteceu com Firewatch, jogo de aventura lançado em 2016 pelo estúdio Campo Santo.

No ano seguinte, o youtuber PewDiePie fez um insulto racial durante uma transmissão ao vivo jogando PlayerUnknown's Battlegrounds, também conhecido como PUBG.

Após o ocorrido, Sean Vanaman, um dos fundadores da Campo Santo, pediu ao YouTube que removesse os vídeos do criador de conteúdo. Como reação, seguidores do youtuber passaram a publicar avaliações negativas em massa para Firewatch na Steam.

Uma semana depois da polêmica, a Valve incluiu gráficos em formato de histograma nas páginas de avaliação para ajudar a identificar variações bruscas nas notas.

Mesmo assim, novos casos continuaram a surgir. Em 2018, Total War: Rome II, da SEGA, recebeu uma onda de críticas negativas por conta da presença de muitas generais mulheres no jogo.

Em 2020, Monster Hunter: World, da Capcom, foi alvo de avaliações negativas feitas por jogadores chineses após um comentário do filme Monster Hunter ser interpretado como racista.

Já em 2023, Diablo IV, da Blizzard Entertainment, recebeu muitas críticas negativas assim que chegou à Steam, com vários usuários atacando o estúdio sem comentar diretamente o conteúdo do jogo.

Em 2024, God of War: Ragnarök, da Sony Santa Monica, também passou por situação parecida quando a Sony ainda exigia a criação de conta na PlayStation Network para jogar títulos solo no PC.

Apesar disso, avaliações negativas podem ser úteis quando apontam problemas reais. Questões de desempenho são um exemplo comum.

Com a nova versão Steam Client Beta, a Valve adicionou a opção de incluir as configurações de hardware ao publicar ou editar uma análise.

Isso pode ajudar desenvolvedores a entender melhor relatos sobre travamentos, quedas de FPS e outros problemas técnicos. Outra novidade do Steam Client Beta é a opção de enviar dados de taxa de quadros de forma anônima.

Segundo a Valve, essas informações não ficam vinculadas à conta do usuário, mas são associadas ao tipo de hardware utilizado.

A empresa afirma que esses dados devem ajudar a melhorar a compatibilidade dos jogos na plataforma, com foco especial em dispositivos com SteamOS, como o Steam Deck.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.