A Samsung deve lançar o processador Exynos 2700 no quarto trimestre de 2026. O novo chip está sendo desenvolvido com a segunda geração do processo de fabricação de 2 nanômetros com tecnologia GAA da empresa, chamado SF2P.
A expectativa é que essa novidade ajude a aumentar o lucro operacional da divisão de semicondutores que não envolve memória. O Exynos 2700 surge após o Exynos 2600, que serviu como base para a evolução da linha.
A nova geração deve reforçar a presença da Samsung no mercado de chips para smartphones. Além do avanço técnico, o lançamento também pode trazer ganhos financeiros importantes para a companhia.
Segundo estimativas recentes, o Exynos 2700 pode gerar cerca de 163 bilhões de won em lucro operacional para a divisão non-memory da Samsung, o que equivale a aproximadamente 112,8 milhões de dólares.
- Leia também: CXMT e YMTC saem de lista restrita do Pentágono e ampliam espaço para memórias chinesas
Mesmo sendo usado apenas na linha Galaxy S27, prevista para o próximo ano após o início da produção em massa, o chip deve ter impacto positivo nas contas da empresa.
Dentro da estrutura da Samsung, a divisão LSI é responsável pela produção de chipsets, sensores de câmera e modems 5G. Já o setor Mobile Experience compra esses componentes para equipar os celulares da marca.
Dessa forma, ao utilizar o Exynos 2700 nos aparelhos da linha Galaxy S27, a própria Samsung direciona receita para sua divisão LSI.
Relatórios indicam que o novo chip de 2nm pode representar cerca de 50% dos processadores usados na família Galaxy S27.
- Leia também: iPhone 17 Pro Max usa alumínio da série 5080 e registra casos de amassados mesmo com capa
Isso mostra que a empresa pode reduzir a dependência de fornecedoras externas, como a Qualcomm, em seus próximos smartphones topo de linha.
De acordo com informações publicadas pelo DigiTimes, a produção em larga escala do Exynos 2700 está prevista para começar no quarto trimestre de 2026.
O processo SF2P teve seu projeto básico concluído no ano passado. A Samsung tem divulgado a nova tecnologia de forma intensa, indicando avanço no desenvolvimento do processo de 2nm.
Apesar disso, há questionamentos sobre o rendimento da primeira geração do processo de 2nm com tecnologia GAA, que atualmente estaria em torno de 50%. Não há detalhes públicos que expliquem como a empresa avançou para a segunda geração sem estabilizar totalmente a anterior.
- Leia também: Pai usa IA Claude Code e transforma festa de aniversário em maratona de criação de jogos
Ainda assim, outro relatório aponta que o processo SF2P+, considerado a terceira geração do 2nm GAA, pode ser implementado nos próximos anos, mostrando que a Samsung já tem um planejamento definido para evoluir essa tecnologia.








