O que é rede de computadores e como ela funciona?

Imagem de: O que é rede de computadores e como ela funciona?

Uma rede de computadores é um conjunto de dispositivos eletrônicos de computação interligados por meio de um sistema de comunicação digital e compartilham informações ou serviços entre si.

As informações transmitidas pela rede de computadores também conhecidas como tráfego de rede, podem ser obtidas por meio de cabos ou mídia sem fio e são guiadas por um conjunto de regras chamado protocolo de rede.

Essas informações contém dados que podem ser compartilhados com outros objetos físicos como impressoras ou serviços de mensagens de e-mail, entre outros.

Alguns dos exemplos mais comuns de rede de computadores são: internet, intranet que geralmente é usada em empresas, rede local doméstica e muitas outras.

A internet é o tipo de rede de computadores mais comum e é a maior rede de dados do mundo, os integrantes desta rede inclui hosts que roteiam dados de computadores pessoais, servidores, telefones e hardware de rede.

Além disso, os meios de comunicação da internet podem ser estabelecidos por satélite, linha telefônica, cabo ou rede sem fio wireless.

A rede de computadores por trás da internet é responsável por enviar e receber informações como e-mails, áudio, vídeo, fotos e outros serviços de dados que podem ser acessados pelo computador, celular e outros dispositivos.

Como funciona a rede de computadores?

Os dispositivos que compõem uma rede usam hardware e software para estabelecer regras e padronizar a forma como os dados são recebidos ou enviados.

A comunicação de uma rede não depende apenas de um sistema operacional único, mas da colaboração entre os vários sistemas operacionais dos dispositivos que integram a rede.

Como mencionado anteriormente, a internet é o tipo de rede mais conhecida e utilizada do mundo, mas ela também é subdividida em partes, sendo as mais conhecidas: Rede Local Area Network (LAN) e Wide Area Network (WAN).

As principais regras utilizadas pela internet para estabelecer uma conexão inclui um endereço IP que funciona como um identificador de informações e uma Porta que é usada para permitir o envio e recebimento delas.

Algumas outras regras de protocolos também são estabelecidas para garantir que a transmissão de dados na rede de internet ocorra sem problemas.

Essas regras são estabelecidas por tecnologias que conectam os dispositivos da rede, como por exemplo, a Ethernet usada para estabelecer a comunicação em Redes Locais (LANs) ou Wi-Fi de redes sem fio (Wireless).

Cada dispositivo conectado a rede de computadores possui identificadores únicos conhecidos como Network Address, eles servem para indicar a origem ou o destino dos dados transmitidos.

Alguns destes identificadores são o endereço IP que é o mais comum em dispositivos de rede e o MAC Adress, utilizado em configurações de rede mais avançadas.

Em resumo, a rede de computadores funciona basicamente desta maneira, mas além dos tipos de redes e suas regras, há também o limite de tráfego que ela pode transmitir e suportar enquanto está em operação.

Esse limite de transmissão de dados varia de acordo com o equipamento de comunicação, hardware e meios de comunicação que podem ser por meio fibra, cabo ou rádio.

Esse limite geralmente é qualificado pela operadoras que fornecem serviços de conexão internet como "largura de banda" e pode ser medida através da unidade "taxa de transferência suportada".

A largura de banda é quantificada pelo número máximo de bits por segundo (Bps) que passam pela malha de rede, onde a taxa de transferência é a velocidade real de transmissão e é convertida em MB/s (Megabytes por segundo).

No entanto, a taxa de transferência varia de acordo com o equipamento, latência, sobrecarga de protocolo e poder de processamento. Para medir a velocidade de sua conexão, acesse nosso teste de velocidade.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.