Uma rede de computadores é um conjunto de dispositivos eletrônicos de computação interligados por meio de um sistema de comunicação digital e compartilham informações ou serviços entre si.
As informações transmitidas pela rede de computadores também conhecidas como tráfego de rede, podem ser obtidas por meio de cabos ou mídia sem fio e são guiadas por um conjunto de regras chamado protocolo de rede.
Essas informações contém dados que podem ser compartilhados com outros objetos físicos como impressoras ou serviços de mensagens de e-mail, entre outros.
Alguns dos exemplos mais comuns de rede de computadores são: internet, intranet que geralmente é usada em empresas, rede local doméstica e muitas outras.
A internet é o tipo de rede de computadores mais comum e é a maior rede de dados do mundo, os integrantes desta rede inclui hosts que roteiam dados de computadores pessoais, servidores, telefones e hardware de rede.
Além disso, os meios de comunicação da internet podem ser estabelecidos por satélite, linha telefônica, cabo ou rede sem fio wireless.
A rede de computadores por trás da internet é responsável por enviar e receber informações como e-mails, áudio, vídeo, fotos e outros serviços de dados que podem ser acessados pelo computador, celular e outros dispositivos.
Como funciona a rede de computadores?
Os dispositivos que compõem uma rede usam hardware e software para estabelecer regras e padronizar a forma como os dados são recebidos ou enviados.
A comunicação de uma rede não depende apenas de um sistema operacional único, mas da colaboração entre os vários sistemas operacionais dos dispositivos que integram a rede.
Como mencionado anteriormente, a internet é o tipo de rede mais conhecida e utilizada do mundo, mas ela também é subdividida em partes, sendo as mais conhecidas: Rede Local Area Network (LAN) e Wide Area Network (WAN).
As principais regras utilizadas pela internet para estabelecer uma conexão inclui um endereço IP que funciona como um identificador de informações e uma Porta que é usada para permitir o envio e recebimento delas.
- Leia também: Os 5 melhores encurtadores de URL grátis em 2025
Algumas outras regras de protocolos também são estabelecidas para garantir que a transmissão de dados na rede de internet ocorra sem problemas.
Essas regras são estabelecidas por tecnologias que conectam os dispositivos da rede, como por exemplo, a Ethernet usada para estabelecer a comunicação em Redes Locais (LANs) ou Wi-Fi de redes sem fio (Wireless).
Cada dispositivo conectado a rede de computadores possui identificadores únicos conhecidos como Network Address, eles servem para indicar a origem ou o destino dos dados transmitidos.
Alguns destes identificadores são o endereço IP que é o mais comum em dispositivos de rede e o MAC Adress, utilizado em configurações de rede mais avançadas.
Em resumo, a rede de computadores funciona basicamente desta maneira, mas além dos tipos de redes e suas regras, há também o limite de tráfego que ela pode transmitir e suportar enquanto está em operação.
Esse limite de transmissão de dados varia de acordo com o equipamento de comunicação, hardware e meios de comunicação que podem ser por meio fibra, cabo ou rádio.
- Leia também: As hashtags mais usadas no Instagram em 2025
Esse limite geralmente é qualificado pela operadoras que fornecem serviços de conexão internet como "largura de banda" e pode ser medida através da unidade "taxa de transferência suportada".
A largura de banda é quantificada pelo número máximo de bits por segundo (Bps) que passam pela malha de rede, onde a taxa de transferência é a velocidade real de transmissão e é convertida em MB/s (Megabytes por segundo).
No entanto, a taxa de transferência varia de acordo com o equipamento, latência, sobrecarga de protocolo e poder de processamento. Para medir a velocidade de sua conexão, acesse nosso teste de velocidade.