Saiba como diminuir o consumo de memória RAM do Google Chrome para melhorar seu desempenho enquanto navega na Internet com várias guias abertas.
O Chrome foi desenvolvido pelo Google usando como base a tecnologia Chromium, uma das mais limpas e rápidas com suporte as plataformas Windows, MacOS e Linux.
No entanto, o Google Chrome é um navegador web que consome muita memória RAM. Portanto, é preciso otimizá-los para obter o máximo de desempenho.
Neste artigo, vamos mostrar como otimizar o Chrome utilizando o recurso de "Economia de memória", que libera RAM e outros recursos do sistema que estão sendo usados em guias ociosas.
Habilitar modo de economia de memória do Chrome
Para ter acesso a alguns recursos avançados do Chrome como o modo "Economia de memória", você tem que habilitar a opção "Desempenho" na área "Chrome Flags". Siga os passos a seguir para fazer isso:
- Abra um nova guia e digite o comando:
chrome://flags
; - Na barra de pesquisa, procure por: efficiency;
- Em "Enable the high efficiency mode feature in the settings", seleciona a opção "Enable" no botão à direita;
- Clique em "Relaunch" para reiniciar o Chrome;
- Agora, abra as "Configurações" do Chrome;
- No menu à esquerda, selecione a seção "Desempenho" e ative a opção "Economia de memória";
- Pronto. O Chrome agora irá consumir menos RAM.
Para você
Se você ativou o modo que o Chrome consome menos RAM e ele ainda continua apresentando problemas como lentidão e travamentos, talvez algumas das soluções deste tópico alternativo possa ajudar.
O Google Chrome é um browser com muitas ferramentas e recursos personalizados adicionais. Portanto, é recomendado sempre estar otimizando-o e limpando seus dados regularmente.
O Chrome se tornou o navegador web mais popular do mundo em 2011 devido a sua interface simples e uma arquitetura de processo que separa cada guia, o que aumenta a segurança e evita que um site afete o seu funcionamento.
No entanto, ele tem sofrido duras críticas sobre o seu alto consumo de RAM e outros recursos de hardware. Por isso, o Google lançou ferramentas de otimização do Chrome para mudar isso.