O Google Chrome é um navegador web que pode apresentar muitos problemas como lentidão, travamentos ou em alguns casos, não abrir. Portanto, vamos abordar dicas para solucionar estes problemas.
Para quem não sabe, o Chrome é um navegador web baseado em Chromium desenvolvido pelo Google lançado em 2008 e rapidamente se tornou um dos browsers mais usados do mundo.
Ele suporta várias extensões e aplicativos web, além de oferecer recursos como sincronização entre dispositivos, navegação anônima e modo de navegação de privado.
Além disso, ele tem uma interface limpa e fácil de usar e é considerado um dos navegadores mais rápidos e seguros disponíveis. Porém, ele também consome muita memória RAM e pode deixar o computador lento.
Neste artigo, você vai aprender como otimizar o Google Chrome e solucionar problemas que travam ou deixam as páginas lentas.
Google Chrome não abre
Existem várias razões pelas quais o Google Chrome pode não abrir. Para corrigir este problema você pode tentar as seguintes soluções:
Verifique se o Chrome está rondando em segundo plano
Se você estiver tentando abrir o Chrome e ele estiver sendo executado em segundo plano, a ação não irá funcionar. Isso ocorre por que ele pode estar sendo executado escondido.
Nesse caso, você terá que fechá-lo usando o Gerenciador de Tarefas do sistema operacional. Veja como fazer isso a seguir:
- Pressione as teclas Ctrl Alt Del e clique na opção "Gerenciador de Tarefas";
- Clique na opção "Mais detalhes" no canto inferior esquerdo para ver todos os processos;
- Na aba "Processos", encontre o "Google Chrome" e encerre a tarefa;
- Clique com o botão direito do mouse sobre o "Google Chrome" e seleciona a opção "Finalizar tarefa". Ou simplesmente selecione o "Google Chrome" e clique em "Finalizar tarefa" no canto inferior direito;
- Pronto. Abra o Google Chrome normalmente.
Execute o Google Chrome como Administrador
Em algumas ocasiões, o navegador pode não estar recebendo permissões alterar ou criar registros, impedindo que ele abra. Isso ocorre por que ele não tem os privilégios de Administrador. Portanto, tente os passos a seguir:
- Clique no ícone do Chrome com o botão direito do mouse;
- Selecione a opção "Executar como administrador".
Se você estiver usando um Mac da Apple, faça o seguinte:
- Acesse "Aplicativos> Utilitários> Terminal";
- Digite: su – [nome do usuário administrador];
- Insira a senha do administrador e aperte a tecla Return;
- Digite o comando:
sudo /Applications/Google\ Chrome.app/Contents/MacOS/Google\ Chrome
; - Pressione a tecla Return;
- Digite a senha do administrador novamente e aperte Return;
- Pronto. O Chrome deve abrir com acesso de root.
Se nenhuma das soluções apresentadas funcionar, é possível que o Chrome esteja corrompido. Como alternativa, você pode tentar reinstalar o Google Chrome.
Google Chrome travando
O Google Chrome pode esta travando por várias razões que vão desde o uso excessivo de recursos de hardware, até problemas de compatibilidade. Para corrigir este problema, tente o seguinte:
Limpe o cache e os dados do Chrome
Se o cache e os dados do navegador estiverem corrompidos, isso pode causar travamentos indesejados. Portanto, faça uma limpeza no Chrome executando os seguinte passos:
- Abra o Chrome e clique nos "Três pontos" localizados no canto superior direito;
- Abra as "Configurações" do navegador;
- No lado esquerdo, selecione a opção "Privacidade e segurança" e clique em "Remover dados de navegação";
- Em "Período", selecione a opção "Todo o período". Deixe marcado as opções "Histórico de navegação", "Cookies e outros dados de site" e "Imagens e arquivos armazenados em cache";
- Clique em "Remover dados" e reinicie o Chrome.
Após isso, todos os dados acumulados em cache ou cookies serão apagados do Chrome. Suas senhas salvas e informações de preenchimento automático não serão eliminadas.
Desinstale extensões
Se você tem várias extensões instaladas no Chrome, elas podem estar causando conflitos entre si, o que pode causar travamentos. Portanto, desinstale as extensões que você não usa. Siga os passos abaixo:
- Abra as "Configurações" do Chrome;
- Na seção à esquerda, desça até o final e clique na opção "Extensões";
- Remova todas as extensões que você não usa;
- Pronto. Reinicie o Chrome.
O uso de muitas extensões também podem causar travamentos no Chrome, se você estiver notado uma queda no desempenho do navegador, remova algumas delas.
Encerre aplicativos e abas com uso de memória excessivo
Se você estiver com várias abas abertas no Chrome, isso exige um alto consumo de memória RAM. Portanto, se você estiver executando aplicativos que também consomem muita RAM, como por exemplo, o Photoshop, feche-os.
Você pode usar o Gerenciador de Tarefas para identificar quais processos estão consumindo muita memória RAM e encerrá-los enquanto usa o navegador. Pode ser que você tenha que fechar algumas abas também.
Pressione as Ctrl Alt Del e selecione a opção Gerenciador de Tarefas. Clique em "Mais detalhes" e na aba "Processos" encerre alguns programas.
Para melhorar ainda mais o desempenho do Chrome, identifique abas que estão consumindo muita memória RAM e as encerre-as, se você não estiver usando.
Google Chrome lento
O Google Chrome pode ficar lento se você estiver com muitas guias abertas. Algumas razões que contribuem para isso são: falta de memória ou armazenamento no seu dispositivo, software desatualizado ou malwares.
Para tentar solucionar este problema, você pode tentar o seguinte:
- Fechar outros programas em execução;
- Instalar atualizações recentes do Chrome e sistema operacional;
- Executar um escaneamento em busca de malwares com algum antivírus.
Páginas não carregam no Chrome
Se nenhuma das alternativa anteriores funcionar e as páginas do Google Chrome não carregarem, tente a seguinte solução:
- Abra as "Configurações" do Chrome;
- No menu à esquerda, selecione a opção "Sistema";
- Clique em "Abre as configurações de proxy do computador";
- Desative a opção "Detectar configuração automática";
- Pronto. Reinicie o Chrome.
Para você
Se você seguiu todas as dicas anteriores e o Chrome ainda apresenta problemas de desempenho, recomendamos que você utilize os recursos avançados de otimização de desempenho.
Para saber mais sobre isso, acesse nosso tópico sobre como diminuir o consumo de memória RAM do Chrome utilizando um recurso nativo do browser desenvolvido pelo próprio Google.