O Google Chrome possui uma área de recursos ocultos chamada "Chrome Flags" que esconde diversas funções inéditas e experimentais que normalmente o navegador não ativa por padrão.
As funções ocultas do Chrome estão disponíveis nas versões para computador e celular, para acessar o Flags basta digitar "chrome://flags"
na barra de endereço do navegador.
Esta área oculta inclui recursos que melhoram a experiência dos usuários, principalmente os mais experientes como programadores e desenvolvedores, que podem obter à versão final do navegador com todos os recursos ativos.
No entanto, é importante destacar o por que essas funções ficam numa área separada. De acordo com o Google, essas funções podem comprometer a segurança e a privacidade do usuário.
Você pode ver isso na própria janela do Flags do navegador, onde o Google deixa um alerta ao acessar a área dos recursos experimentais do Chrome.
"Ao ativar esses recursos, você pode perder dados do navegador ou comprometer sua segurança ou privacidade. Os recursos habilitados se aplicam a todos os usuários deste navegador. Se você for um administrador corporativo, não deve usar esses sinalizadores na produção", diz o alerta na aba do Flags.
Mas, alguns comandos de teste são muito utilizados e ficaram muito populares entre usuários do Chrome. Isso significa que alguns deles aparentemente não apresentam tanto risco assim.
Como acessar o Chrome Flags
- Abra o Google Chrome em seu dispositivo (computador, notebook, celular, tablet ou iPad). Digite
"chrome://flags"
na barra de endereço e aperte aperte "Enter"; - Aqui o Chrome exibirá uma lista com todos os recursos ocultos disponíveis na configuração padrão "Default". Clique na caixa à direita para alterar;
- Para ativar uma função no Chrome Flags, selecione "Enable" na caixa. Para desativá-la, escolha "Disable";
- Quando uma configuração no chrome://flags é alterada, é preciso reiniciar o navegador para aplicar as alterações. Clique em "Relaunch" para finalizar;
- Caso você queira restaurar as configurações padrão do Chrome Flags, clique em "Reset all". Com isso, o Google Chrome aplicará as configurações de fábrica do Flags.
Funções mais usadas do Chrome Flags
Se você não faz ideia de quais configurações usar e quer experimentar alguns recursos novos do Google Chrome, confira abaixo algumas das funções mais populares:
- Enable download later: permite agendar downloads;
- Smooth Scrolling: altera a animação da rolagem na tela;
- Show Autofill predictions: exibe uma prévia do preenchimento automático;
- Extensions Toolbar Menu: cria uma barra de ferramenta separada para as extensões do Chrome;
- GPU rasterization: utiliza a GPU no lugar da CPU para fazer a rasterização de conteúdos da web;
- Enable Reader Mode: libera um modo de exibição que facilita a leitura, ocultando imagens e outras distrações da página;
O acesso aos recursos experimentais do Chrome está aberto para todos os usuários, mas é preciso ter cautela na hora de usar essas funções. Afinal nem todas elas se encontram estáveis ou funcionando corretamente.
Além disso, algumas podem até dificultar ou piorar a experiência de navegação. Recomendamos que você ative apenas algumas funções e leia bem a descrição de cada uma para saber o impacto causado no navegador.