Apple é multada mais uma vez na Itália por propaganda enganosa

Imagem de: Apple é multada mais uma vez na Itália por propaganda enganosa

A Apple foi multada novamente na Itália em 10 milhões de euros, cerca de US $ 12 milhões por propaganda enganosa ao fazer alegações falsas sobre as propriedades de resistência à água de vários modelos do iPhone.

De acordo com a Autorità Garante della Concorrenza e del Mercato (AGCM), a Apple divulgou que vários modelos de iPhone eram resistentes à água até uma profundidade máxima que varia entre 1 a 4 metros dependendo do modelo durante 30 minutos.

Entre os modelos supostamente resistentes de acordo com a Apple, estão o: iPhone 8, iPhone 8 Plus, iPhone XR, iPhone XS, iPhone XS Max, iPhone 11, iPhone 11 Pro e iPhone 11 Pro Max.

No entanto, a empresa "não deixou claro que esse recurso existe sob certas condições específicas", particularmente verdadeiro em testes de laboratório com água estática e pura, "e não em condições normais de uso".

A autoridade reguladora italiana também acrescentou que a declaração de isenção de responsabilidade da Apple afirmava que a garantia para os smartphones não cobria danos causados ​​por líquidos, que "foram considerados como enganosos aos consumidores".

Além disso, disse que a recusa da Apple em fornecer assistência de garantia pós-venda para os modelos em questão que sofrerem eventuais danos causados ​​pela água ou por outros líquidos, constitui "prática comercial agressiva".

"Por essas razões, a autoridade decidiu impor penalidades de 10 milhões de euros à Apple Distribution International e à Apple Italia", disse a autoridade em comunicado.

Esta não é a primeira vez que a Apple é multada pelo órgão antitruste da Itália. Em 2018, a Apple foi acusado de implementar práticas comerciais desleais e diminuir o desempenho em iPhones antigos e foi multada em 10 milhões de euros, cerca de US $ 11,5 milhões.