Qualcomm prepara Snapdragon 8 Gen 5 para smartphones mais acessíveis

Imagem de: Qualcomm prepara Snapdragon 8 Gen 5 para smartphones mais acessíveis

A Qualcomm vai mudar a estratégia em 2026, em vez de oferecer só o Snapdragon 8 Elite Gen 5 para os celulares Android mais caros, vai lançar uma versão mais acessível, o Snapdragon 8 Gen 5, fabricado no novo processo de 3nm 'N3P' da TSMC.

Esse chip deve aparecer em vários smartphones com bom equilíbrio entre preço e desempenho, sem chegar aos valores absurdos do Elite.

De acordo com vazamentos do Digital Chat Station no Weibo, o Snapdragon 8 Gen 5 terá CPU com 8 núcleos: dois focados em desempenho e seis voltados para eficiência.

Pela primeira vez, a tecnologia própria da Qualcomm, Oryon, vai aparecer em um chip que não é topo de linha. Os núcleos de desempenho vão rodar a 3,80 GHz, enquanto os de eficiência ficam a 3,32 GHz.

Mesmo usando a mesma litografia do Snapdragon 8 Elite Gen 5, a diferença de frequência faz com que o 8 Gen 5 seja mais lento em testes de núcleo único e múltiplos núcleos.

Comparando, a CPU dele fica no nível do Snapdragon 8 Elite do ano passado, e a GPU Adreno 840 é um pouco mais fraca, rodando a 1,20 GHz.

O tipster também compartilhou alguns benchmarks do Snapdragon 8 Gen 5. Considerando que ele vai estar em smartphones mais baratos, os resultados ainda impressionam:

  • AnTuTu: mais de 3,3 milhões
  • Geekbench 6: núcleo único acima de 3.000 pontos, múltiplos núcleos acima de 10.000 pontos
  • GFXBench: Aztec 1440p rodando acima de 100 FPS

A ideia da Qualcomm é parecida com a da Apple, lançar uma opção menos potente, mas que ainda mantém recursos de smartphone topo de linha, sem cortar funções importantes. Ou seja, celulares com Snapdragon 8 Gen 5 devem ter desempenho de flagships, mas custando bem menos.

Esse chip é visto como forte candidato para equipar o Samsung Galaxy S26 FE, mas ainda precisamos esperar para ver se os números vazados realmente se confirmam nos testes reais.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.