Exynos 2600 supera Snapdragon 8 Elite Gen 5 em ranking de Ray Tracing do Basemark

Imagem de: Exynos 2600 supera Snapdragon 8 Elite Gen 5 em ranking de Ray Tracing do Basemark

A Samsung ganhou destaque no cenário de chips para celular com o novo Exynos 2600. O processador apareceu na primeira colocação do ranking de Ray Tracing do Basemark, superando o Snapdragon 8 Elite Gen 5, da Qualcomm.

O resultado coloca o modelo como um dos mais fortes para smartphones previstos para 2026, com foco no desempenho gráfico. O avanço está ligado à GPU Xclipse 960, integrada ao Exynos 2600.

A unidade gráfica levou o chip ao topo do ranking de Ray Tracing e usa uma versão personalizada da arquitetura RDNA 4, da AMD.

Esse conjunto é voltado para melhorar o desempenho em jogos e em tarefas que usam gráficos mais complexos. O Exynos 2600 é o primeiro chip da Samsung fabricado com processo de 2 nanômetros com tecnologia Gate-All-Around (GAA).

Esse método utiliza uma estrutura de transistores em 3D, na qual o canal é cercado por todos os lados pelo gate, com nanosheets empilhadas verticalmente. A proposta é ter melhor controle elétrico e trabalhar com menor voltagem.

O chip também conta com a tecnologia Fan-Out Wafer Level Packaging (FOWLP), que reduz o tamanho do encapsulamento, mesmo com conexões adicionais de entrada e saída.

Outro ponto é o Heat Path Block (HPB), um bloco de cobre que fica em contato direto com parte do processador. Segundo as informações divulgadas, isso reduz a resistência térmica em 16% e deixa o chip, em média, 30% mais frio em comparação com a geração anterior da Samsung.

Na parte técnica, o Exynos 2600 traz um núcleo C1-Ultra com velocidade de até 3,90 GHz, embora alguns vazamentos indiquem 3,80 GHz. Ele ainda possui três núcleos C1-Pro a 3,25 GHz e outros seis C1-Pro a 2,75 GHz.

A GPU é a Xclipse 960, com suporte a ray tracing, mas sem detalhes oficiais sobre a frequência. O chip também inclui uma NPU com 32K Mac para tarefas de inteligência artificial e suporte a memória LPDDR5X.

A expectativa é que o Exynos 2600 seja lançado junto com a linha Samsung Galaxy S26. Em testes recentes, o chip marcou 27.478 pontos no Vulkan.

O número ficou muito próximo dos 27.875 pontos obtidos pelo Snapdragon 8 Elite Gen 5, usado no Redmagic 11 Pro. Na prática, os dois modelos mostraram desempenho semelhante nesse tipo de teste gráfico.

Já em uma análise com base em resultados do Geekbench 6 OpenCL, a GPU Xclipse 960 apresentou variação de apenas 3,4% entre a menor e a maior pontuação registrada. Esse nível de estabilidade ainda não foi alcançado pelo Snapdragon 8 Elite Gen 5 até o momento.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.