Exynos 2600 empata com Snapdragon 8 Elite Gen 5 em teste Vulkan no Geekbench

Imagem de: Exynos 2600 empata com Snapdragon 8 Elite Gen 5 em teste Vulkan no Geekbench

Novos testes indicam que o processador Samsung Exynos 2600, previsto para chegar com a linha Galaxy S26, está no mesmo nível de desempenho do Snapdragon 8 Elite Gen 5, da Qualcomm, no teste Vulkan do Geekbench.

De acordo com informações divulgadas na rede social X, o Exynos 2600, presente em uma unidade do Galaxy S26, alcançou 27.478 pontos no Vulkan.

O Snapdragon 8 Elite Gen 5, utilizado no Redmagic 11 Pro, registrou 27.875 pontos. A diferença entre os dois é pequena, o que coloca os chips praticamente empatados nesse tipo de teste gráfico.

Em outra análise recente que reuniu resultados do Geekbench 6 no teste OpenCL, a GPU Xclipse 960 do Exynos 2600 apresentou variação de apenas 3,4% entre a menor e a maior pontuação.

Isso indica estabilidade nos resultados. Até o momento, o Snapdragon 8 Elite Gen 5 não conseguiu repetir esse mesmo nível de constância nos testes.

Também foi divulgado que um Galaxy S25+ equipado com o Exynos 2600 superou a pontuação em OpenCL do Galaxy Book4 Edge, que utiliza o Snapdragon X Elite. Esse chip costuma ser visto como uma solução de alto desempenho, voltada inclusive para notebooks.

O Exynos 2600 é o primeiro processador da Samsung fabricado com a tecnologia de 2 nanômetros usando a arquitetura Gate-All-Around, conhecida como GAA.

Nesse modelo, o transistor tem o canal cercado pelo gate em todos os lados, com nanosheets empilhadas na vertical. Esse formato melhora o controle elétrico e reduz a tensão necessária para o funcionamento do chip.

O processador também traz a GPU Xclipse 960, baseada em uma versão personalizada da arquitetura RDNA 4, da AMD. Outro ponto técnico do Exynos 2600 é o uso do método de empacotamento Fan-out Wafer Level Packaging, chamado de FOWLP, junto com a tecnologia Heat Pass Block.

Esse sistema utiliza um dissipador de cobre em contato direto com o chip, o que reduz a resistência térmica em cerca de 16%.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.