Após uma sequência de lançamentos bem recebidos, a Bethesda passou a enfrentar mais dificuldade para repetir o mesmo nível de qualidade alcançado com The Elder Scrolls V: Skyrim.
Mesmo com as melhorias feitas em Fallout 76 depois do lançamento, Starfield ainda não passou por uma reformulação do mesmo porte.
Tirando pequenos ajustes e conteúdos extras, o RPG de mundo aberto lançado no fim de 2023 continua muito parecido com a versão original.
Embora seja um jogo considerado bom, parte do público aponta que ele parece um pouco ultrapassado quando comparado a outros RPGs de mundo aberto mais recentes.
Para Bruce Nesmith, líder de design de Skyrim, a recepção poderia ter sido diferente caso Starfield tivesse sido lançado por um estúdio novo, sem o peso das expectativas que acompanham a Bethesda.
Em entrevista ao PressBox PR, Nesmith comentou sobre a enorme expectativa em torno de The Elder Scrolls 6 e também de um futuro Fallout 5.
Ele foi questionado sobre como esse "jogo das expectativas" pode influenciar a forma como esses títulos serão avaliados pelo público, ainda mais considerando que o Creation Engine deve continuar sendo usado, apesar de críticas relacionadas ao desenvolvimento.
Nesmith afirmou que a Bethesda está em uma posição complicada, já que as expectativas em torno de seus jogos são tão altas que se tornam difíceis de alcançar. Segundo ele, controlar essas expectativas é uma das principais funções do marketing.
Ao falar de Starfield, ele sugeriu que, se o mesmo jogo tivesse sido lançado por um estúdio estreante, provavelmente seria tratado como algo extraordinário.
Porém, por ter saído sob o nome da Bethesda, o nível de cobrança foi muito maior. Para ele, Starfield é um jogo muito bom, mas não correspondeu ao que parte do público imaginava.
Apesar de ter perdido esse "jogo das expectativas" com Starfield, a Bethesda já passou por situação parecida antes e conseguiu atender ao que os jogadores esperavam. De acordo com Nesmith, a expectativa criada por Oblivion antes de Skyrim e por Fallout 4 foi atendida na época.
Ele lembra que o remake de Oblivion teve bom desempenho nas plataformas em que foi lançado, mas a nostalgia não se transformou em alto engajamento por parte dos jogadores.
Mesmo assim, o desafio para The Elder Scrolls 6 será grande. O próprio Nesmith concordou com Nate Purkeypile, ex-artista líder da Bethesda, ao dizer que o estúdio terá muito trabalho pela frente com o novo capítulo da série.
Mesmo sem alcançar o nível de expectativa de parte dos fãs, Starfield ainda pode ganhar uma nova chance. Há relatos de que o jogo pode receber uma grande atualização, comparada ao que aconteceu com Cyberpunk 2077 na versão 2.0.
Essa atualização, que pode chegar ainda este ano, possivelmente em abril de 2026, deve coincidir com o lançamento do jogo no PlayStation 5 e no Nintendo Switch 2.
Entre as mudanças esperadas estão ajustes em telas de carregamento, melhorias na navegação espacial e outras alterações voltadas a críticas frequentes da comunidade.
Resta saber se essas mudanças serão suficientes para trazer de volta jogadores que enxergaram potencial no game, mas ficaram insatisfeitos com decisões de design adotadas no lançamento.








