Starfield marcou a estreia da Bethesda Game Studios em uma nova franquia depois de mais de 25 anos trabalhando em universos já famosos, como The Elder Scrolls e Fallout. Só que, diferente desses sucessos, o jogo de ficção científica não empolgou tanto os fãs do estúdio.
Bruce Nesmith, que foi designer sênior na Bethesda e trabalhou em Fallout 3, Fallout 4, Oblivion e Skyrim durante seus 17 anos na empresa, reconheceu isso abertamente. Segundo ele, Starfield é um bom jogo, mas não está no mesmo nível das outras séries que tornaram o estúdio famoso.
Em entrevista ao FRVR, Nesmith — que deixou a Bethesda no fim de 2021 e hoje atua como autor de ficção científica — disse que o principal problema do jogo não é o espaço, mas o que existe nos planetas.
Ele comentou que o espaço, por definição, é um ambiente vazio e pouco atraente. O desafio está em manter a exploração interessante.
Para ele, Starfield não conseguiu fazer com que os planetas fossem empolgantes e variados o suficiente. Citação de Bruce Nesmith:
"Sou um grande fã de espaço, sou astrônomo amador, gosto de tudo isso. Muito do meu trabalho em Starfield foi sobre os dados astronômicos, mas o espaço é entediado por natureza. Ele é literalmente descrito como um vazio. Então viajar por ele não é onde está a empolgação, na minha opinião. Mas quando os planetas começam a parecer todos iguais e você não sente entusiasmo ao explorá-los, é aí que tudo desanda. Também fiquei decepcionado porque, basicamente, os únicos inimigos sérios que você enfrenta são pessoas… Existem criaturas alienígenas legais, mas são como os lobos em Skyrim. Estão apenas lá, não contribuem, não há variedade de oponentes realmente importantes que gerem histórias."
O designer ainda apontou que, em Elder Scrolls e Fallout, o grande atrativo é explorar por conta própria e sempre encontrar locais secretos, aventuras inesperadas e personagens marcantes. Em Starfield, esse ciclo de exploração perdeu força.
Existem críticas dentro da própria indústria de que o sistema de geração procedural dos planetas — que cria mapas automaticamente — pode ter limitado a criatividade dos cenários.
Outros acreditam que a Bethesda quis manter os mundos mais vazios para respeitar a lógica do espaço. Ainda assim, isso acabou deixando muitos jogadores sem aquela sensação constante de descoberta.
Mesmo com esses pontos levantados, a Bethesda continua atualizando Starfield. A empresa já sinalizou que novo conteúdo está a caminho, incluindo uma expansão de história, melhorias na jogabilidade e mudanças no sistema espacial.
De acordo com rumores recentes, tudo isso deve ser lançado junto com a versão de PlayStation 5, prevista para 2026. O futuro pode reservar uma experiência mais rica e dinâmica para quem ainda acredita no jogo.








