Netflix não atribuiu qualquer valor à WB Games no acordo de US$ 82,7 bilhões por considerá-la "relativamente pequena"

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O acordo da Netflix com a Warner Bros. Discovery para comprar a divisão de Streaming & Studios por US$ 82,7 bilhões também incluía a WB Games, com seus estúdios e demais ativos.

Mesmo assim, o maior serviço de streaming do mundo não citou o setor de games no anúncio oficial nem na conversa com investidores.

Isso já levantava dúvidas sobre o peso real da área dentro da negociação. Agora, durante a UBS Global Technology Conference, executivos da Netflix falaram pela primeira vez sobre o assunto.

Respondendo a uma pergunta, o Co-CEO, Presidente e Diretor Gregory K. Peters explicou que a empresa não atribuiu valor algum à divisão de jogos porque ela seria "relativamente minor". Segundo Peters:

"E talvez valha a pena voltar a explicar como pensamos sobre o negócio e construímos nosso modelo de avaliação. Embora eles certamente tenham feito um ótimo trabalho na área de jogos, na verdade não atribuímos nenhum valor a isso desde o início, porque são relativamente pequenos em comparação com o panorama geral. Agora estamos muito animados porque algumas das propriedades que eles desenvolveram, como Hogwarts Legacy, são um ótimo exemplo, e foram muito bem feitas. Acreditamos que podemos incorporar isso à nossa oferta. Eles têm ótimos estúdios e ótimas pessoas trabalhando lá. Portanto, acreditamos que definitivamente existe uma oportunidade. Mas, para deixar claro, não incluímos isso em nosso modelo de negócio."

Apesar disso, Peters comentou que a chegada da WB Games deve acelerar os planos já existentes da Netflix no setor de jogos.

Mesmo assim, isso mostra que a empresa não enxerga a publicadora como um ativo de grande peso — mesmo tendo lançado um sucesso global como Hogwarts Legacy, título que ultrapassou 34 milhões de cópias até março de 2025 e terminou 2023 como o jogo mais vendido nos EUA, superando Call of Duty: Modern Warfare 3 e quebrando uma sequência de 14 anos dominada por Call of Duty ou algum jogo da Rockstar.

A WB Games passou por um período difícil, com o fracasso de Suicide Squad: Kill the Justice League e o fechamento de estúdios como Monolith Productions (Middle-earth: Shadow of Mordor/War), Player First Games (MultiVersus) e San Diego Studio.

Ainda assim, existe bastante espaço para crescimento, principalmente depois da reestruturação que colocou o foco em quatro franquias principais: DC, Game of Thrones, Harry Potter e Mortal Kombat.

Isso poderia render mais atenção do que a Netflix está demonstrando. De qualquer forma, o acordo com a Warner Bros. Discovery ainda está distante de uma conclusão.

A situação ficou ainda mais complexa após a Paramount Skydance apresentar uma oferta hostil de US$ 108,4 bilhões para comprar toda a companhia, não só a divisão de Streaming & Studios.

Diferente da Netflix, a Paramount já conta com estúdios de jogos AAA através da Skydance, como a Skydance Interactive, responsável por títulos de VR de grande alcance, e a Skydance New Media, de Amy Hennig, que trabalha em Marvel 1943: Rise of Hydra (adiado para a segunda metade de 2026) e em um jogo de Star Wars ainda sem nome. A Netflix, por outro lado, fechou seu único estúdio AAA no ano passado.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.