Samsung anuncia NVIDIA G-Sync nas TVs OLED e monitores Odyssey 2026

Imagem de: Samsung anuncia NVIDIA G-Sync nas TVs OLED e monitores Odyssey 2026

A Samsung confirmou que as TVs OLED e os monitores gamer da linha Odyssey lançados para 2026 terão compatibilidade com a tecnologia NVIDIA G-Sync. A proposta é entregar uma jogabilidade mais fluida, sem cortes ou quebras na imagem durante as partidas.

Os novos modelos já tinham sido apresentados pela empresa durante a CES, há algumas semanas. Agora, em comunicado oficial, a Samsung confirmou o suporte ao G-Sync.

Segundo Kevin Lee, vice-presidente executivo da divisão de Displays da Samsung Electronics, a meta é garantir uma boa experiência em jogos, independentemente do título ou do local onde o usuário esteja jogando, com melhorias tanto nas TVs OLED quanto nos monitores gamer.

A tecnologia NVIDIA G-Sync sincroniza a taxa de atualização da tela com a taxa de quadros gerada pela placa de vídeo. Isso reduz o chamado "screen tearing", efeito que causa cortes na imagem quando há diferença entre essas taxas.

Em jogos competitivos, esse problema pode atrapalhar o desempenho do jogador. Com o G-Sync, a tendência é que a imagem fique mais estável e contínua.

Na linha de TVs OLED 2026, os modelos compatíveis com G-Sync são S95H, S90H e S85H. Já entre os monitores, o suporte estará presente nos modelos Odyssey G6 G60H e G61SH, que foram lançados recentemente.

O modelo S95H é a TV OLED de 48 polegadas mais avançada da nova geração. Ele conta com taxa de atualização de até 165 Hz, além de Dolby Atmos integrado e tecnologia Object Tracking Sound, que ajusta o áudio de acordo com o que acontece na tela.

O S90H também atinge 165 Hz, mas tem brilho e alguns recursos inferiores ao S95H. Já o S85H chega a até 120 Hz de taxa de atualização e também faz parte da categoria premium da marca.

Além do G-Sync, as TVs OLED 2026 da Samsung também trazem suporte ao AMD FreeSync Premium Pro, outra tecnologia voltada para reduzir falhas na imagem durante jogos.

A empresa também informou que a nova geração de TVs OLED inclui o HDR10+ Advanced, recurso voltado para melhorar brilho, contraste e nitidez em cenas com movimento.

Na linha de monitores Odyssey 2026, os dois modelos têm tela de 27 polegadas. O Odyssey G6 G60H chama atenção pela taxa de atualização que pode chegar a 1.040 Hz.

Ele conta com modo QHD a 600 Hz e também permite alternar para HD a 1.040 Hz, opção voltada para jogos competitivos. O G61SH também é um modelo avançado, mas com preço mais acessível, oferecendo resolução QHD com taxa de 240 Hz.

Os dois monitores contam com suporte a HDR10+ para jogos e são compatíveis com NVIDIA G-Sync, conforme confirmado pela Samsung.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.