Windows 11 vai identificar erros de RAM e problemas com BSOD no reboot

Imagem de: Windows 11 vai identificar erros de RAM e problemas com BSOD no reboot

Quando o computador trava do nada ou aparece a famosa Tela Azul da Morte (BSOD), muitas vezes é difícil entender exatamente o que deu errado.

Problemas de memória são uma causa comum desses travamentos, mas podem surgir por vários motivos, incluindo memória instável, RAM com defeito, módulos de memória diferentes, overclock mal configurado com XMP/EXPO ou até corrupção de memória causada por drivers.

De acordo com uma descoberta do Windows Central, para ajudar o usuário a descobrir e resolver esse tipo de problema, a Microsoft adicionou um recurso chamado "Proactive Memory Diagnostics" que roda automaticamente quando o Windows 11 reinicia depois de um travamento inesperado.

A ideia não é totalmente nova, porque a ferramenta Windows Memory Diagnostics já existe há muito tempo, mas antes era preciso rodar manualmente e só quem sabia da ferramenta conseguia usar.

Agora, o recurso vai aparecer primeiro na Insider Preview Build 26220.6982 (Dev Channel) do Windows 11, mas não vai funcionar em sistemas Arm64, conforme a própria Microsoft informou.

O diagnóstico de memória vai rodar na próxima reinicialização e pode levar cerca de cinco minutos antes do Windows iniciar. Ele vai tentar descobrir se o problema está na memória do sistema.

Diagnóstico de memória do Windows na versão 11
Crédito da imagem: Windows

Coletando informações nesses primeiros testes, a Microsoft vai conseguir identificar quais códigos de erro do Windows realmente estão ligados à corrupção de memória.

Para isso, o Windows vai considerar todos os BSODs como possíveis problemas de memória e oferecer a opção de escanear nesse sentido.

Diagnóstico de memória do Windows 11

Com o tempo, o recurso vai evoluir e ficar melhor para indicar se o travamento foi realmente causado por memória ou outro motivo.

Mesmo assim, dá para continuar usando o Windows Memory Diagnostics, que funciona em versões antigas do Windows também, como Windows 10, 8/8.1, 7 e até Vista. A ferramenta oferece duas opções:

  • Reiniciar agora e verificar problemas – faz o teste imediatamente antes do Windows iniciar, ajudando a identificar problemas de memória.
  • Verificar problemas na próxima vez que eu iniciar o computador – agenda o teste para o próximo reboot, sem precisar parar o que você está fazendo agora.

Com isso, fica muito mais fácil entender se o computador travou por causa da memória e não por outro motivo qualquer, economizando tempo.