Conheça a tecnologia Xsens MVN Animation, capaz de digitalizar com alta precisão movimentos completos de humanos ou animais e reproduzi-los no mundo virtual como em filmes, jogos ou animações 3D.
Xsens MVN Animation
Xsens MVN Animation é um sistema de captura de movimentos de última geração utilizado para criar animações complexas e realistas para filmes, jogos de computador e performances em tempo real usando computação gráfica.
O sistema conta com um conjunto leve e confortável de 17 sensores que reproduz a posição do corpo no espaço tridimensional.
Utilizando uma roupa ou tiras especiais para prender os sensores ao corpo do ator e um dispositivo de transferência de dados sem fios para um computador e a ausência de fios e equipamentos volumosos, o ator tem total liberdade de ação para realizar qualquer movimento.
As ações podem ser realizadas tanto no plano, assim como no alto, por exemplo: subir ou descer escadas, acrobacias dublês, animação de cenas de batalha e muito mais.
Essa portabilidade também permite utilizar o sistema em qualquer lugar, no set de filmagem, estúdio ou até mesmo no escritório.
O Xsens MVN tem um desempenho incrível graças a sua mobilidade em cada sensor que registra tanto movimentos sutis como altamente dinâmicos com o tempo de resposta de apenas 30 mil segundos e um alcance de 20 metros em ambientes fechados e 60 metros em ambientes abertos.
Com uma taxa de gravação de cenas de 60 quadros por segundo no modo autônomo, o traje pode trabalhar de 6 a 9 horas, outra vantagem importante desse sistema é o seu poderoso software.
O modelo biomecânico testado bem como os algoritmos de obtenção e síntese de dados fornecem análise de movimento de alta qualidade.
Mesmo em condições adversas, os dados obtidos pelo Xsens MVN praticamente não requerem pós-processamento e limpeza por um técnico, o que acelera muito o processo de criação de animação.
Xsens Mocap Suit
Para criar animação de alta qualidade é importante que nada limite a liberdade de movimento do ator e mesmo que o sistema mencionado anteriormente não garanta o máximo conforto durante as filmagens, o Q Mocap Suit surgiu para compensar isso.
O traje é um produto da empresa sueca Qualisys, fornecedora líder de sistemas de captura de movimento e posicionamento 3D de precisão para engenharia, biomecânica, animação, realidade virtual e robótica.
Seus engenheiros focaram no desenvolvimento de soluções que simplificam o processo de filmagem e ajudar a guiá-lo em qualquer condição.
Entre as soluções inovadoras está o Q Mocap Suit, criado como resultado da cooperação com a empresa Atacac, uma representante proeminente da indústria da moda.
Este traje não só proporciona conforto constante ao ator como também maior precisão na transmissão de dados.
O modelo foi criado tendo em consideração os princípios cinéticos da confecção de vestuários, como resultado, o traje literalmente envolve o ator e responde a todos os seus movimentos.
Além disso, o Q Mocap Suit é feito de tecido leve e funcional com alta transpirabilidade garantido pelo arranjo especial do velcro.
Segundo a fabricante tudo isso fornece resultados de animações mais realistas e garante que os sensores permaneçam no lugar mesmo com movimentos bruscos.
Cubic Motion-Persona
O Persona é uma solução complexa de hardware e software da empresa Cubic Motion, para capturar movimentos faciais, o dispositivo é capaz de gravar as ações do ator e transferi-las para o seu modelo digital em tempo real.
Isso proporciona animação imediata de personagens em mecanismos em tempo real. Cada dispositivo consiste em um capacete HMC com um sistema de câmera instalado no computador de bordo e baterias recarregáveis.
Ao contrário de alguns sistemas com duas câmeras instaladas, o HMC Persona possui uma configuração própria de câmera frontal e de perfil bem como iluminação infravermelha integrada.
Isso permite que o sistema funcione em uma ampla variedade de ambientes sem perturbar ou atrapalhar o ator. Com ajuda dessa iluminação, o sistema é capaz de reproduzir com precisão até mesmo os movimentos mais delicados da boca e dos músculos faciais.
Já o capacete se conecta a Performance Payprime em um laptop usado pelo artista, disponível na versão totalmente sem fios ou com fios flexíveis que não limitam os movimentos.
Essa é uma das principais vantagens do persona em comparação com outros sistemas parecidos que usam a mesma tecnologia.
O processamento real do vídeo é feito por um laptop pequeno que permite que o ator se mova livremente pelo palco, vários atores podem se conectar simultaneamente ao sistema cada um com seu próprio capacete.
Kat Loco
As melhorias na tecnologia de captura de movimento não são só úteis para filmes e animações, elas também ajudam a desenvolver a indústria de jogos tornando a recriação mais divertida.
Um exemplo disso, é o sistema de transmissão de movimento em realidade virtual, Kat Loco. Segundo o criador, esse mecanismo aumenta efetivamente a imersão no mundo dos jogos e reduz as vertigens.
Ao contrário de outros dispositivos parecidos, esse sistema de locomoção VR baseia-se no movimento das pernas da pessoa e permite que ela ande, corra, dispare e realize qualquer outra ação livremente.
Assim a discrepância entre o movimento no mundo virtual e as informações dos órgãos sensoriais no Kat Loco é minimizada. Uma das principais vantagens para o utilizador é o controle independente das direções da cabeça e do corpo.
A introdução dessa função no Loco permite que o jogador olhe ao redor, mire e atire movendo-se continuamente em qualquer direção, e isso garante melhor visualização e controle total sobre o processo.
Já a função Cruse Control, possibilita o jogador continuar se movendo numa dada velocidade e sem mover as pernas na realidade.
O que é útil para grandes mundos virtuais abertos, também é disponibilizado um suporte para pular agachar e deitar.
O sistema consiste em 3 sensores, 2 dos quais são montados nas pernas e um no torso. Cada sensor pesa apenas 35 gramas tem 50 mm de diâmetro e está equipado com indicador led.
O bluetooth 4.2 é responsável por uma conexão sem fio estável, enquanto que a bateria de íon de lítio de 350 ml amperes-hora garante o funcionamento contínuo durante até 10 horas sem recarga.
RGBD-Dog
Pesquisas realizadas por especialistas da universidade Bass em Stanford, também contribuíram para a melhoria da dinâmica dos jogos.
Agora você também pode entrar na realidade virtual com seu amigo de quatro patas, os pesquisadores desenvolveram uma tecnologia de captura de movimento capaz de digitalizar um cãozinho.
Sem um traje especial e usando apenas uma câmera, a desvantagens da tecnologia padrão especialmente quando aplicada animais é a necessidade de equipamentos caros e dezenas de sensores que podem gerar desconforto ao animal, os cientistas resolveram esse problema da seguinte maneira.
Inicialmente 14 cães de raças diferentes vestidos com trajes com marcadores realizavam movimentos específicos sob a supervisão de treinadores, os dados obtidos dessa maneira foram usados para criar um modelo de computador exclusivo permitindo que se preveja e reproduza com precisão as poses dos animais quando eles são filmados.
Sem nenhum traje de captura de movimento, o modelo também fornece informações digitais 3D para novos cães com apenas uma câmera RGBD.
Além disso enquanto os dispositivos digitais convencionais gravam as cores vermelho, verde e azul em cada pixel de uma imagem, as câmeras RGBD também gravam a distância da câmera para cada pixel.
Segundo os criadores desta tecnologia, isso não só permitirá os movimentos mais autênticos de animais virtuais em filmes e videogames como também abrirá novos horizontes para medicina veterinária, por exemplo, ajudando a diagnosticar claudicação.
Leomo LVS
O esporte profissional é outra área que se beneficia da utilização da tecnologia de captura de movimento, com o aplicativo da empresa Leomo, atletas, treinadores e fisioterapeutas podem obter uma análise mais detalhada do processo de treinamento.
O aplicativo em si chamado LVS, usa uma câmera de tablet ou smartphone para gravar o atleta durante um exercício a velocidades que vão de 120 a 240 quadros por segundo. Paralelamente, o LVS recebe dados sem fio de sensores de movimento para sincronizar informações numéricas com o vídeo.
Os 5 sensores de movimento incluídos no kit, são os giroscópios e acelerômetros de três eixos que gravam o movimento do atleta a uma velocidade de 100 unidades por segundo, essas características impressionantes permitem que muitos parâmetros sejam rastreados em tempo real.
O aplicativo possibilita monitorar alterações de força, rotação dos pedais, velocidade, frequência cardíaca e muitos outros dados.
Além disso, as informações podem ser exportadas em questão de segundos para a área de trabalho como um arquivo, e isso é importante se você precisar manter registros do progresso a longo prazo.
Em comparação com todos os outros dispositivos Leomo, esse modelo é muito mais conveniente dando ao utilizador a capacidade de colocar sensores em qualquer parte do corpo.