A Valve, empresa por trás de jogos como Counter-Strike e Dota 2, enviou uma ordem de "cease and desist" (pare imediatamente e desista) para o time de desenvolvimento do mod Classic Offensive. Isso aconteceu mesmo depois de a própria Valve ter dado sinal verde para o projeto há 8 anos.
Para quem não sabe, Classic Offensive é um mod do famoso Counter-Strike: Global Offensive (ou CS:GO), criado por fãs com o objetivo de resgatar a jogabilidade e o visual clássico do Counter-Strike 1.6, que marcou gerações nos anos 2000.
A ideia era unir o que tinha de melhor no passado com a tecnologia mais atual. Mas infelizmente, tudo isso foi interrompido de forma inesperada e sem muitas explicações.
Para entender o caso, em 2017, a equipe do mod Classic Offensive começou o projeto com o aval da própria Valve. Eles seguiram todos os passos exigidos, respeitando regras e políticas da empresa.
Desde então, foram anos de trabalho intenso, com poucas respostas da Valve, mas sempre acreditando que estavam no caminho certo.
A situação começou a mudar em janeiro de 2025, quando a Valve rejeitou o aplicativo do mod na plataforma Steam. A única justificativa que deram foi: "seu app não se encaixa bem na Steam".
Uma resposta vaga, que não ajudou em nada a entender o real problema. Mesmo assim, os criadores do mod tentaram entrar em contato com a Valve, buscando esclarecimentos ou uma forma de corrigir o que fosse necessário. Mas não obtiveram resposta.
Enquanto isso, eles decidiram lançar a atualização do mod por outro canal, o site ModDB. Só que, poucas horas antes do lançamento, receberam uma notificação oficial da Valve nas redes sociais mandando parar tudo.
A justificativa? O mod estaria distribuindo "conteúdo derivado" baseado na propriedade intelectual da empresa, o que violaria os termos do contrato com a Steam.
A decepção da comunidade e o impacto nos mods
Em comunicado publicado no perfil oficial do projeto no X (antigo Twitter), a equipe de Classic Offensive desabafou. Eles alertam outros criadores de mods para ficarem atentos à forma como a Valve lida com os projetos da comunidade.
A empresa, segundo eles, se beneficia da criatividade dos fãs, mas se reserva o direito de encerrar anos de trabalho sem aviso prévio.
O recado dado é que mesmo seguindo as regras da empresa, não há garantias de que um projeto seja respeitado ou mantido. Esse episódio acendeu um sinal de alerta em toda a comunidade que cria mods para jogos da Valve.
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Se até um projeto aprovado e consolidado como o Classic Offensive pode ser barrado de um dia para o outro, o que dizer de outros mods em andamento?
Um exemplo que vem à mente é o projeto CS:GO Legacy, que também pode estar em risco diante dessa nova postura da Valve. O caso mostra como a relação entre grandes empresas de jogos e suas comunidades pode ser frágil.
Mesmo que a base de fãs seja apaixonada e dedicada, criando conteúdo gratuito que movimenta o jogo e atrai novos jogadores, a palavra final ainda é das empresas. E ela pode mudar sem aviso.
Por outro lado, isso levanta uma discussão sobre até que ponto é justo impedir que a própria comunidade contribua com melhorias e novas experiências para os jogos.
A Valve sempre teve fama de apoiar os mods — afinal, foi assim que surgiram jogos como o próprio Counter-Strike e Dota. Mas atitudes como essa vão contra essa cultura e afastam criadores talentosos que só querem contribuir de forma positiva.