Valve cancela mod de CS:GO após 8 anos de trabalho

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A Valve, empresa por trás de jogos como Counter-Strike e Dota 2, enviou uma ordem de "cease and desist" (pare imediatamente e desista) para o time de desenvolvimento do mod Classic Offensive. Isso aconteceu mesmo depois de a própria Valve ter dado sinal verde para o projeto há 8 anos.

Para quem não sabe, Classic Offensive é um mod do famoso Counter-Strike: Global Offensive (ou CS:GO), criado por fãs com o objetivo de resgatar a jogabilidade e o visual clássico do Counter-Strike 1.6, que marcou gerações nos anos 2000.

A ideia era unir o que tinha de melhor no passado com a tecnologia mais atual. Mas infelizmente, tudo isso foi interrompido de forma inesperada e sem muitas explicações.

Para entender o caso, em 2017, a equipe do mod Classic Offensive começou o projeto com o aval da própria Valve. Eles seguiram todos os passos exigidos, respeitando regras e políticas da empresa.

Desde então, foram anos de trabalho intenso, com poucas respostas da Valve, mas sempre acreditando que estavam no caminho certo.

A situação começou a mudar em janeiro de 2025, quando a Valve rejeitou o aplicativo do mod na plataforma Steam. A única justificativa que deram foi: "seu app não se encaixa bem na Steam".

Uma resposta vaga, que não ajudou em nada a entender o real problema. Mesmo assim, os criadores do mod tentaram entrar em contato com a Valve, buscando esclarecimentos ou uma forma de corrigir o que fosse necessário. Mas não obtiveram resposta.

Enquanto isso, eles decidiram lançar a atualização do mod por outro canal, o site ModDB. Só que, poucas horas antes do lançamento, receberam uma notificação oficial da Valve nas redes sociais mandando parar tudo.

A justificativa? O mod estaria distribuindo "conteúdo derivado" baseado na propriedade intelectual da empresa, o que violaria os termos do contrato com a Steam.

A decepção da comunidade e o impacto nos mods

Em comunicado publicado no perfil oficial do projeto no X (antigo Twitter), a equipe de Classic Offensive desabafou. Eles alertam outros criadores de mods para ficarem atentos à forma como a Valve lida com os projetos da comunidade.

A empresa, segundo eles, se beneficia da criatividade dos fãs, mas se reserva o direito de encerrar anos de trabalho sem aviso prévio.

O recado dado é que mesmo seguindo as regras da empresa, não há garantias de que um projeto seja respeitado ou mantido. Esse episódio acendeu um sinal de alerta em toda a comunidade que cria mods para jogos da Valve.

Se até um projeto aprovado e consolidado como o Classic Offensive pode ser barrado de um dia para o outro, o que dizer de outros mods em andamento?

Um exemplo que vem à mente é o projeto CS:GO Legacy, que também pode estar em risco diante dessa nova postura da Valve. O caso mostra como a relação entre grandes empresas de jogos e suas comunidades pode ser frágil.

Mesmo que a base de fãs seja apaixonada e dedicada, criando conteúdo gratuito que movimenta o jogo e atrai novos jogadores, a palavra final ainda é das empresas. E ela pode mudar sem aviso.

Por outro lado, isso levanta uma discussão sobre até que ponto é justo impedir que a própria comunidade contribua com melhorias e novas experiências para os jogos.

A Valve sempre teve fama de apoiar os mods — afinal, foi assim que surgiram jogos como o próprio Counter-Strike e Dota. Mas atitudes como essa vão contra essa cultura e afastam criadores talentosos que só querem contribuir de forma positiva.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.