Dead Island 3 pode chegar em 2028, indicam documentos do estúdio

Imagem de: Dead Island 3 pode chegar em 2028, indicam documentos do estúdio

O estúdio Dambuster Studios e a publisher Deep Silver praticamente confirmaram a existência de Dead Island 3 alguns meses atrás, quando celebraram a marca de 20 milhões de jogadores alcançada por Dead Island 2.

Esse número inclui quem teve acesso ao jogo por serviços de assinatura e também usuários que resgataram o título gratuitamente durante a promoção MEGA Sale da Epic Games Store no início deste ano.

Agora, novas informações surgiram a partir de documentos financeiros do estúdio. O conhecido monitor de dados da indústria Timur222 identificou que a Dambuster, sediada no Reino Unido, trabalha com uma previsão interna de lançamento de Dead Island 3 entre o primeiro e o segundo trimestre de 2028.

De acordo com o relatório, a Dambuster Studios contava com 194 funcionários em março de 2025, sendo que 93% atuam diretamente no desenvolvimento de jogos, enquanto o restante cuida da gestão do estúdio e do suporte administrativo.

Após o lançamento de Dead Island 2 Ultimate Edition em outubro de 2024, o foco principal da equipe passou a ser totalmente Dead Island 3.

Todos os desenvolvedores já estão alocados no projeto e, assim que as versões de Dead Island 2 para Luna e Mac forem concluídas, o time de controle de qualidade também será direcionado ao novo jogo.

O documento aponta ainda que partes de Dead Island 3 já estão em fase inicial de produção. O trabalho avança em áreas como recursos de jogabilidade, criação de personagens, construção do mundo e desenvolvimento da história.

Com esse ritmo, a janela atual prevista para o lançamento permanece entre o primeiro e o segundo trimestre de 2028. Dead Island 2 chegou ao mercado em 21 de abril de 2023.

Caso o cronograma seja mantido, o terceiro jogo da série será lançado em menos de cinco anos após o antecessor, algo bem diferente do histórico turbulento do segundo título.

O desenvolvimento de Dead Island 2 começou com o estúdio Yager, que apresentou uma demo jogável durante a Gamescom de 2014. Em seguida, a Deep Silver decidiu retirar o projeto das mãos da equipe por não concordar com o rumo adotado.

Em março de 2016, a publisher anunciou a Sumo Digital como nova responsável, mas, cerca de três anos e meio depois, o jogo foi novamente transferido, dessa vez para a Dambuster Studios, um estúdio interno da própria Deep Silver.

Após tantas mudanças, havia muita desconfiança em relação ao resultado final. Ainda assim, a Dambuster entregou uma experiência divertida que agradou ao público e teve boa aceitação.

Esse retorno positivo foi decisivo para que a Deep Silver colocasse Dead Island 3 como o próximo grande projeto do estúdio.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.