The Sims Mobile será desativado em janeiro de 2026

Imagem de: The Sims Mobile será desativado em janeiro de 2026

A EA confirmou que vai encerrar The Sims Mobile no dia 20 de janeiro de 2026. O jogo recebeu em 20 de outubro, sua última atualização, e até o desligamento definitivo os jogadores ainda vão ver alguns eventos temporários acontecendo dentro do app.

Lançado em 6 de março de 2018, The Sims Mobile completará sete anos de conteúdo e atualizações quando for desativado. Mesmo com todo o investimento de quem comprou itens e recursos durante esse tempo, o jogo ficará totalmente impossível de jogar a partir de 21 de janeiro de 2026.

O anúncio foi feito no perfil oficial do jogo no X (antigo Twitter) e detalhado em um texto no site da própria EA, explicando o que esse encerramento realmente significa.

Em vários casos de jogos mobile que chegam ao fim, quem já tem o app instalado ainda consegue jogar por um tempo, mesmo com o título removido das lojas. Aqui a situação será diferente.

Depois do dia 20 de janeiro, não só o jogo deixará de aparecer para download na biblioteca dos usuários como também não funcionará para quem já tem o aplicativo no celular.

Os servidores serão desligados às 13h59 pelo horário de Brasília (1:59 pm UTC), e isso torna o game totalmente inacessível, inclusive os dados salvos. O jogo foi removido das lojas digitais em 21 de outubro. A partir de hoje, também não será mais possível gastar dinheiro real dentro do jogo.

Em 6 de janeiro de 2026, todo o catálogo de conteúdos de The Sims Mobile será desbloqueado gratuitamente, com isso os jogadores poderão ter acesso a tudo o que o app oferece durante duas semanas, antes de sumir de vez.

A EA não deu qualquer justificativa sobre o motivo do encerramento depois de tantos anos. O comunicado termina com a equipe de desenvolvimento agradecendo a comunidade:

"Em nome de toda a equipe de The Sims Mobile, obrigado por compartilhar essa jornada incrível com a gente. Esperamos que você aproveite a última atualização e que esses meses finais permitam concluir projetos, criar memórias e comemorar seus Sims."

Uma possível razão para a decisão pode ser a chegada de um novo jogo da franquia para celulares. Segundo o site MobileGamer.Biz, no ano passado a EA comentou sobre um novo projeto mobile chamado "Project Stories".

Ainda não existe previsão de lançamento, mas a revelação oficial desse título pode acontecer em 2026 — o que explicaria o desligamento do jogo atual logo no início do próximo ano.

Também existe outra hipótese circulando entre quem acompanha o mercado que sugere que esse pode ser o primeiro de vários cortes de projetos, já que a EA está tentando lidar com uma dívida de US$ 20 bilhões após uma compra de US$ 55 bilhões.

O próprio novo jogo de The Sims para celulares, ainda não anunciado oficialmente, pode ser cancelado, e as equipes responsáveis aguardam para saber se continuarão trabalhando ou se serão demitidas.