Subnautica 2 é adiado para 2026 e decisão gera polêmica milionária

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A espera por Subnautica 2, sequência do aclamado jogo de sobrevivência submarina, vai ser mais longa do que muitos esperavam. A desenvolvedora Unknown Worlds confirmou oficialmente que o lançamento em acesso antecipado só deve acontecer em 2026.

O anúncio gerou um forte debate, principalmente dentro da própria equipe que ajudou a construir o primeiro sucesso da franquia. E no meio disso tudo, surge uma polêmica que envolve dinheiro — muito dinheiro.

O jogo, que vem sendo desenvolvido com grandes expectativas desde que Krafton comprou o estúdio Unknown Worlds em 2021, estava previsto para ser lançado em acesso antecipado ainda em 2025.

Esse tipo de lançamento é comum no mundo dos games, o jogo é liberado mesmo ainda em desenvolvimento, e os jogadores ajudam com sugestões, apontam erros e acompanham a evolução.

Mas agora tudo mudou. Segundo o próprio estúdio, a decisão de adiar veio após testes internos que mostraram que ainda há áreas importantes que precisam de ajustes.

Eles disseram que receberam um retorno positivo sobre os cenários, criaturas e a história, mas também ouviram críticas construtivas.

A ideia, segundo o estúdio, é usar esse tempo extra para refinar o jogo com calma, respeitando a comunidade de fãs que é considerada peça-chave no processo de criação.

A polêmica por trás do adiamento

Por trás dessa explicação oficial, existe uma controvérsia muito maior. Segundo uma matéria publicada pela Bloomberg — uma das maiores fontes de notícias do mundo —, o adiamento pode ter outros motivos, mais ligados ao bolso do que ao jogo em si.

Quando Krafton comprou a Unknown Worlds em 2021, firmaram um contrato com metas de faturamento até 2025. Se o estúdio alcançasse esses números, ganharia um bônus gigantesco de US$ 250 milhões.

E é aí que muita gente da equipe levanta uma suspeita: será que o adiamento foi uma jogada para evitar esse pagamento milionário?

Muitos desenvolvedores do estúdio, inclusive os próprios fundadores — Charlie Cleveland, Max McGuire e Ted Gill —, acreditam que o jogo já estava pronto para ir ao público no formato de acesso antecipado.

Mas no início deste mês, os três foram demitidos pela Krafton. Coincidência? Para muitos, o momento foi "conveniente demais".

Além disso, o novo líder do estúdio, Steve Papoutsis (ex-Striking Distance Studios), teria dito em uma reunião interna que o jogo precisava de mais conteúdo antes de ser lançado.

Isso soa estranho, principalmente porque o conceito de acesso antecipado justamente permite que o conteúdo vá sendo adicionado aos poucos com ajuda dos jogadores — foi assim que o primeiro Subnautica cresceu e se tornou um fenômeno, vendendo mais de 6 milhões de cópias.

O que diz a Krafton

A Krafton, por sua vez, negou qualquer motivação financeira na decisão. Em uma declaração à Bloomberg, a empresa afirmou que o adiamento "não foi influenciado por questões contratuais ou financeiras".

Também disse que as conversas sobre o adiamento começaram antes da demissão dos fundadores. Mesmo assim, para muitos da antiga equipe, é difícil engolir essa explicação.

Segundo o próprio Cleveland, o jogo estava sim pronto para ser lançado em 2025. E como ele e os outros fundadores eram parte essencial da equipe criativa que trouxe o universo de Subnautica à vida, as palavras deles têm peso.

Um futuro incerto, mas com esperança

Apesar da confusão nos bastidores, a verdade é que Subnautica 2 continua em desenvolvimento e deve expandir o universo subaquático que encantou milhões de jogadores.

A nova fase do jogo, mesmo adiada, ainda é muito aguardada. Um novo trailer de gameplay já foi divulgado e mostrou que o time continua comprometido com a qualidade e inovação.

Ainda assim, fica o sentimento amargo entre parte dos fãs e da antiga equipe criativa. Será que o jogo está sendo adiado por melhorias ou por interesses financeiros? A resposta talvez nunca saberemos exatamente.

O que resta agora é torcer para que o tempo extra de desenvolvimento realmente resulte em um jogo ainda mais completo, divertido e impactante para todos.

A comunidade está de olho, e o sucesso de Subnautica 2 vai depender não só do que está debaixo d'água, mas também do que está por trás dos bastidores.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.