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Motivo do atraso de Subnautica 2 vaza e ex-executivos processam a KRAFTON

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Nos últimos dias, o atraso no lançamento de Subnautica 2 virou assunto quente entre os fãs do jogo. A treta envolve a desenvolvedora Unknown Worlds e a gigante coreana KRAFTON, dona do estúdio.

A ideia inicial era que Subnautica 2 fosse lançado até junho de 2025. Mas já sabemos que isso não vai rolar. Logo no começo do mês, a KRAFTON decidiu trocar toda a liderança da Unknown Worlds.

Saíram Charlie Cleveland, Ted Gill e Max McGuire, que estavam à frente do estúdio há anos, e entrou o veterano Steve Papoutsis, com experiência em jogos como Dead Space. Pouco tempo depois, o site Bloomberg soltou uma bomba, o lançamento do jogo foi adiado para 2026.

Além disso, a reportagem revelou que a Unknown Worlds perderia um bônus de US$ 250 milhões que seria pago se o jogo atingisse uma meta de faturamento até o fim de 2025. A KRAFTON confirmou o adiamento, mas negou que tivesse a ver com dinheiro ou contratos.

Depois disso, a KRAFTON não poupou palavras e botou a culpa na antiga liderança do estúdio. Disseram que eles "abandonaram suas responsabilidades".

Apontaram, por exemplo, que Charlie Cleveland estaria mais focado em um projeto pessoal de cinema do que no desenvolvimento do jogo. Segundo os coreanos, os três executivos poderiam ficar com até 90% daquele bônus milionário.

Vazamento mostra os reais motivos do atraso

Agora, a situação esquentou ainda mais. Um usuário do Reddit vazou um documento interno da KRAFTON que explica o verdadeiro motivo do atraso.

De acordo com o material, a empresa acreditava que o jogo, do jeito que estava, não tinha qualidade suficiente e não causaria o impacto esperado no mercado.

Para eles, lançar Subnautica 2 daquele jeito prejudicaria o crescimento da marca. O documento revelou que vários conteúdos foram cortados da versão inicial do acesso antecipado:

  • Dois biomas (ambientes do jogo)
  • Uma criatura do tipo Leviatã
  • Outras criaturas e ferramentas
  • Cerca de 6 horas de história
  • O sistema de personalização de personagem

Ou seja, o jogo estava incompleto, e a KRAFTON preferiu segurar o lançamento para dar mais tempo ao time de desenvolver esses conteúdos e entregar algo que realmente agradasse os jogadores.

x-Líderes da Unknown Worlds entram na justiça

Mas a história não acaba aí. Horas depois do vazamento, Charlie Cleveland apareceu no Reddit e contou que ele e os outros executivos estão processando a KRAFTON.

"Nós já entramos com um processo contra a KRAFTON. Os detalhes vão se tornar públicos, ou pelo menos a maioria deles – vocês merecem saber a verdade completa. Processar uma empresa bilionária em um caso longo, doloroso e público não estava nos meus planos. Mas isso precisa ser corrigido. Subnautica é a obra da minha vida e eu jamais abandonaria ela ou a equipe incrível que deu o sangue por esse jogo."

Charlie também negou a história de que quase todo o bônus iria para os executivos. Segundo ele, os lucros sempre foram divididos com toda a equipe, e isso não mudaria dessa vez.

Com esse processo aberto, é quase certo que a KRAFTON vai responder. A briga promete ser longa e ainda vai dar muito pano para manga.