Gerard Williams III, fundador da NUVIA, deixa a Qualcomm após quatro anos

Imagem de: Gerard Williams III, fundador da NUVIA, deixa a Qualcomm após quatro anos

A compra da NUVIA por US$ 1,4 bilhão poderia ter representado um risco para a Qualcomm, mas o negócio acabou colocando a empresa de San Diego em um nível mais próximo dos chips das linhas A e M da Apple.

A participação de Gerard Williams III, fundador da NUVIA, foi decisiva nesse processo. Com ele, tornou-se viável o desenvolvimento do Snapdragon 8 Elite Gen 5, equipado com a terceira geração dos núcleos Oryon, marcando um novo momento para os processadores da marca.

A Qualcomm se prepara para lançar seus primeiros chips fabricados em 2 nanômetros, chamados Snapdragon 8 Elite Gen 6 Pro e Snapdragon 8 Elite Gen 6.

A expectativa é que ambos utilizem a quarta geração de CPUs personalizadas da empresa. Mesmo com os novos projetos em andamento, Gerard Williams III confirmou que seu ciclo na companhia chegou ao fim após quatro anos.

Antes de atuar na Qualcomm, ele teve papel importante na Apple, onde liderou o desenvolvimento de todos os chips personalizados do A17 ao A12X.

Ao longo da carreira, acumulou reconhecimento por seu trabalho em arquiteturas próprias da empresa. Sobre sua saída, Gerard Williams III não entrou em detalhes.

Em uma publicação no LinkedIn, disse que pretende dedicar mais tempo à família e realizar atividades pessoais que ficaram em segundo plano durante os anos em que trabalhou em grandes empresas de tecnologia.

Na mensagem, agradeceu aos colegas da NUVIA e da Qualcomm e disse que inicia uma nova fase da vida. Ainda não há informações sobre possíveis impactos na Qualcomm após sua saída.

Existe a possibilidade de que ele tenha formado e preparado equipes capazes de dar continuidade ao desenvolvimento das CPUs personalizadas.

Antes de passar por Apple e Qualcomm, Gerard Williams III trabalhou por 12 anos na ARM, onde participou do desenvolvimento de arquiteturas como Cortex-A8 e Cortex-A15.

Ele também é inventor de mais de 60 patentes registradas pela Apple, relacionadas a gerenciamento de energia e tecnologia de múltiplos núcleos. Com a venda da NUVIA para a Qualcomm, é provável que o executivo tenha recebido uma compensação financeira elevada.

Diante disso, sua decisão pode estar ligada a um momento de mudança pessoal e profissional após uma longa trajetória no setor de semicondutores.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.