Se alguém dissesse no começo de 2025 que uma grande confusão pública ia acontecer entre a desenvolvedora Unknown Worlds e a gigante KRAFTON por causa de Subnautica 2, poucos acreditariam.
Mas foi exatamente isso que rolou. KRAFTON, a empresa que é dona da Unknown Worlds, confirmou que os documentos internos vazados sobre o desenvolvimento de Subnautica 2 são verdadeiros.
A ideia, segundo a própria empresa, é "diminuir as especulações" que estavam rolando nas redes sociais e fóruns de fãs. Mas a verdade é que essa confirmação traz muito mais do que só "clareza".
Do lado de fora, até 2023, o cenário era tranquilo. A previsão oficial era que o novo Subnautica chegaria em acesso antecipado em junho de 2025.
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Quando o jogo foi apresentado oficialmente em outubro de 2024, tudo indicava que esse plano seguia firme. Só que o mês de junho passou, o jogo não foi lançado e a situação virou uma bagunça pública.
Em 2 de julho de 2025, KRAFTON demitiu os três cofundadores da Unknown Worlds — Charlie Cleveland, Ted Gill e Max McGuire. No lugar deles, assumiu Steve Papoutsis, que já liderou o estúdio Striking Distance (responsável por The Callisto Protocol).
Sem explicar o motivo da demissão, KRAFTON disse apenas que tentou manter os criadores da série envolvidos, mas desejava sorte a todos.
A empresa logo tentou mudar o foco e reforçou a confiança em Papoutsis, dizendo que "nada é mais importante que a experiência dos jogadores".
No dia seguinte, 3 de julho, a Unknown Worlds disse que Subnautica 2 seguia nos trilhos e que a saída dos fundadores não era motivo para alarme.
Mas a história deu uma virada em 4 de julho, quando Charlie Cleveland escreveu um texto nas redes sociais. Ele contou que a demissão foi um "choque" e garantiu que o jogo estava pronto para entrar em acesso antecipado.
Cinco dias depois, em 9 de julho, a Bloomberg publicou uma reportagem afirmando que o lançamento de Subnautica 2 foi adiado para 2026.
Isso colocaria em risco um bônus de 250 milhões de dólares que a Unknown Worlds poderia receber se alcançasse certas metas de receita até o fim de 2025 — acordo feito quando KRAFTON comprou o estúdio em 2021.
Com essa informação, muitos passaram a acreditar que o atraso no jogo era uma forma de KRAFTON evitar o pagamento do bônus. Ainda mais depois que Charlie Cleveland afirmou que o jogo estava pronto, e que o adiamento era apenas uma "desculpa".
Papoutsis teria dito, segundo fontes internas, que o jogo tinha "pouco conteúdo" — algo bem subjetivo pra julgar se está ou não pronto pra acesso antecipado. E fontes ouvidas pela Bloomberg alegaram que bater a meta financeira era "impossível" sem o lançamento em 2025.
Horas depois, a Unknown Worlds confirmou oficialmente o adiamento, dizendo que isso foi baseado em testes internos. KRAFTON também soltou nota dizendo que a decisão "não foi influenciada por questões contratuais ou financeiras."
KRAFTON acusa e ex-fundadores reagem
No dia 10 de julho, a KRAFTON acusou diretamente Cleveland, Gill e McGuire de terem "abandonado" seus cargos. Segundo a empresa, os três se recusaram a trabalhar, e ainda alegaram que Cleveland estava mais focado em um projeto pessoal de cinema do que na empresa.
Também afirmaram que 90% do bônus de US$250 milhões iria para os três, e só 10% seria dividido entre os outros cerca de 100 funcionários.
Mais tarde, no mesmo dia, Cleveland confirmou que ele e os ex-sócios entraram com um processo contra a KRAFTON por quebra de contrato.
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Ele negou que o bônus seria só dos três, dizendo que o valor seria repartido com toda a equipe, assim como foi feito em 2021 quando a KRAFTON comprou a Unknown Worlds.
Em 11 de julho, documentos que supostamente eram internos da empresa começaram a circular online. Eles mostravam que, segundo a própria KRAFTON, o jogo Subnautica 2 ainda não tinha o nível de qualidade necessário para fazer a franquia crescer.
Diziam também que partes do conteúdo planejado para o acesso antecipado foram removidas. Um dos trechos dos documentos dizia, em destaque:
"Devido à diferença entre o estado atual do jogo e o volume de conteúdo previsto no planejamento inicial, é necessário reavaliar o cronograma de lançamento e a rota de desenvolvimento."
Então, no sábado, dia 13 de julho, KRAFTON decidiu se pronunciar e confirmou que os documentos vazados são verdadeiros. Em nota, disse que estava fazendo isso por respeito à comunidade e para "trazer clareza sobre a situação".
A empresa explicou que esse tipo de revisão interna é comum em todos os projetos dela, e serve para analisar o progresso, traçar objetivos e garantir que tudo siga os padrões de qualidade da KRAFTON.
E garantiu que vai continuar trabalhando junto com a Unknown Worlds para entregar um jogo à altura do que os fãs esperam. Até agora, Cleveland, Gill e McGuire não comentaram nada depois da confirmação da autenticidade dos documentos.
Ainda não se sabe se KRAFTON conseguirá provar que os fundadores realmente abandonaram seus cargos ou se o jogo estava, de fato, longe de estar pronto. Enquanto isso, os jogadores observam de perto, tentando entender quem está falando a verdade.
Uma grande corporação dizendo que quer ser transparente, ou os criadores de uma das franquias de sobrevivência mais queridas dos últimos anos? O que dá pra dizer é que essa história está longe de acabar. Fique ligado — mais capítulos devem surgir em breve.