Pouco mais de dois meses depois de ser comprada por um grupo de private equity que não teve o nome revelado, a Splash Damage comunicou que entrou em um processo de consulta interna que envolve todo o quadro de funcionários.
Na prática, isso significa que qualquer pessoa do estúdio pode perder o emprego. Até o momento, não existe uma previsão de quantos profissionais serão afetados. Em um texto publicado no LinkedIn, o estúdio explicou a situação:
"Hoje contamos às nossas equipes que estamos entrando em um processo de consulta que envolve todos os cargos. Foi uma decisão difícil, mas vemos isso como um passo necessário para que a Splash Damage continue funcionando em um mercado que tem sido complicado. Sabemos que esse tipo de mudança mexe com todo mundo, e vamos acompanhar nosso time com transparência e cuidado. Estamos buscando todas as alternativas para segurar talentos e também garantir que quem sair receba apoio de verdade."
Depois que se afastou discretamente da antiga controladora, a Tencent, em setembro, muita gente enxergou a chance de a Splash Damage respirar um pouco melhor longe da gigante chinesa.
Só que esse cenário não se confirmou. Caso esse processo interno avance rápido e seja concluído antes do fim do ano, o estúdio pode passar pela segunda onda de cortes em 2025.
A situação fica ainda mais complicada quando se olha para o histórico recente. Desde 2020, a Splash Damage conseguiu lançar apenas um jogo próprio: Outcasters, que teve durou pouco depois do encerramento do Google Stadia.
O estúdio também trabalhou em títulos como Star Wars Hunters e Gears Tactics, mas não conseguiu colocar outro projeto próprio no mercado desde então.
O último grande desenvolvimento da casa, Transformers: Reactivate, foi cancelado, o que também acabou gerando demissões em janeiro de 2025.
Ver a Splash Damage chegar nesse ponto é triste para quem acompanha o setor, porque ela segue o mesmo caminho de várias equipes tradicionais que estão encolhendo ou fechando as portas.
É um estúdio com duas décadas de história, algo raro no cenário atual, e manter esse tipo de operação viva por tanto tempo nunca foi simples.








