KRAFTON troca liderança da Unknown Worlds e mira em Subnautica 2

Imagem de: KRAFTON troca liderança da Unknown Worlds e mira em Subnautica 2

A desenvolvedora por trás do famoso jogo Subnautica está passando por uma grande mudança nos bastidores. A empresa Unknown Worlds, responsável por criar o universo subaquático que conquistou milhares de jogadores pelo mundo, teve sua liderança original substituída pela dona do estúdio, a gigante sul-coreana KRAFTON.

Essa notícia acendeu uma luz de esperança sobre o que vem por aí com o Subnautica 2. Para entender essa mudança, temos que voltar em outubro de 2021, quando a KRAFTON — mesma empresa por trás de jogos como PUBG e The Callisto Protocol — comprou a Unknown Worlds.

Na época, nenhuma grande mudança foi feita na equipe. Mas agora, em 2025, a KRAFTON decidiu que era hora de mudar o rumo do estúdio.

Os três fundadores originais da Unknown Worlds — Charlie Cleveland, Ted Gill e Max McGuire — deixaram seus cargos de liderança. Quem assume no lugar é Steve Papoutsis, um nome de peso na indústria dos games.

Ele foi um dos criadores de Dead Space e já trabalhou na Visceral Games, além de ter liderado a Striking Distance Studios, responsável por The Callisto Protocol, também sob a bandeira da KRAFTON.

Mas o que isso muda para o Subnautica 2?

Segundo a própria KRAFTON, a mudança foi feita pensando no jogador. A empresa afirmou que nada é mais importante do que a experiência de quem joga, e que, com Subnautica 2 se aproximando do lançamento, eles querem garantir que o novo título seja o melhor possível.

"Nós entendemos como nossa comunidade está ansiosa para mergulhar no mundo subaquático de Subnautica 2. Estamos trabalhando duro para entregar uma experiência que atenda — e supere — essas expectativas", afirmou a KRAFTON em seu comunicado oficial.

Já Steve Papoutsis, o novo CEO da Unknown Worlds, também reforçou que o foco da equipe será totalmente voltado à qualidade do jogo e à satisfação dos fãs.

"A experiência do jogador é o nosso verdadeiro guia. Agradecemos tudo o que Ted, Charlie e Max construíram até aqui, e também o carinho dos fãs que seguem firmes conosco", declarou Papoutsis.

Para quem acompanha a franquia desde o início, essa mudança pode causar um pouco de receio. Afinal, os criadores originais estavam à frente desde o primeiro Subnautica, lançado em 2018, e também da sequência Subnautica: Below Zero.

Mas vale lembrar que Steve Papoutsis tem um histórico respeitável e traz na bagagem muita experiência com jogos imersivos, narrativas envolventes e mundos detalhados.

Subnautica 2 tem lançamento previsto ainda para este ano, inicialmente em acesso antecipado (Early Access), o que significa que o jogo será lançado primeiro em uma versão ainda em desenvolvimento, onde os jogadores poderão experimentar e ajudar a moldar o jogo com seus feedbacks.

A estreia será no PC e Xbox Series S|X, incluindo o serviço Game Pass, que vai facilitar o acesso ao título para muitos jogadores.

Quando uma empresa como a KRAFTON muda a liderança de um estúdio, isso geralmente significa uma nova direção criativa ou uma aposta em uma abordagem diferente.

Com a chegada de Steve Papoutsis, há a expectativa de um foco ainda maior em qualidade, imersão e respeito ao feedback dos jogadores. E para os fãs, essa pode ser uma boa notícia.

Afinal, o objetivo declarado é entregar um Subnautica 2 mais completo, estável e com mais conteúdo já no lançamento, evitando os problemas comuns que muitas sequências enfrentam.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.