TecFoco / Jogos / KRAFTON troca liderança da Unknown Worlds e mira em Subnautica 2

KRAFTON troca liderança da Unknown Worlds e mira em Subnautica 2

Imagem de: KRAFTON troca liderança da Unknown Worlds e mira em Subnautica 2

A desenvolvedora por trás do famoso jogo Subnautica está passando por uma grande mudança nos bastidores. A empresa Unknown Worlds, responsável por criar o universo subaquático que conquistou milhares de jogadores pelo mundo, teve sua liderança original substituída pela dona do estúdio, a gigante sul-coreana KRAFTON.

Essa notícia acendeu uma luz de esperança sobre o que vem por aí com o Subnautica 2. Para entender essa mudança, temos que voltar em outubro de 2021, quando a KRAFTON — mesma empresa por trás de jogos como PUBG e The Callisto Protocol — comprou a Unknown Worlds.

Na época, nenhuma grande mudança foi feita na equipe. Mas agora, em 2025, a KRAFTON decidiu que era hora de mudar o rumo do estúdio.

Os três fundadores originais da Unknown Worlds — Charlie Cleveland, Ted Gill e Max McGuire — deixaram seus cargos de liderança. Quem assume no lugar é Steve Papoutsis, um nome de peso na indústria dos games.

Ele foi um dos criadores de Dead Space e já trabalhou na Visceral Games, além de ter liderado a Striking Distance Studios, responsável por The Callisto Protocol, também sob a bandeira da KRAFTON.

Mas o que isso muda para o Subnautica 2?

Segundo a própria KRAFTON, a mudança foi feita pensando no jogador. A empresa afirmou que nada é mais importante do que a experiência de quem joga, e que, com Subnautica 2 se aproximando do lançamento, eles querem garantir que o novo título seja o melhor possível.

"Nós entendemos como nossa comunidade está ansiosa para mergulhar no mundo subaquático de Subnautica 2. Estamos trabalhando duro para entregar uma experiência que atenda — e supere — essas expectativas", afirmou a KRAFTON em seu comunicado oficial.

Já Steve Papoutsis, o novo CEO da Unknown Worlds, também reforçou que o foco da equipe será totalmente voltado à qualidade do jogo e à satisfação dos fãs.

"A experiência do jogador é o nosso verdadeiro guia. Agradecemos tudo o que Ted, Charlie e Max construíram até aqui, e também o carinho dos fãs que seguem firmes conosco", declarou Papoutsis.

Para quem acompanha a franquia desde o início, essa mudança pode causar um pouco de receio. Afinal, os criadores originais estavam à frente desde o primeiro Subnautica, lançado em 2018, e também da sequência Subnautica: Below Zero.

Mas vale lembrar que Steve Papoutsis tem um histórico respeitável e traz na bagagem muita experiência com jogos imersivos, narrativas envolventes e mundos detalhados.

Subnautica 2 tem lançamento previsto ainda para este ano, inicialmente em acesso antecipado (Early Access), o que significa que o jogo será lançado primeiro em uma versão ainda em desenvolvimento, onde os jogadores poderão experimentar e ajudar a moldar o jogo com seus feedbacks.

A estreia será no PC e Xbox Series S|X, incluindo o serviço Game Pass, que vai facilitar o acesso ao título para muitos jogadores.

Quando uma empresa como a KRAFTON muda a liderança de um estúdio, isso geralmente significa uma nova direção criativa ou uma aposta em uma abordagem diferente.

Com a chegada de Steve Papoutsis, há a expectativa de um foco ainda maior em qualidade, imersão e respeito ao feedback dos jogadores. E para os fãs, essa pode ser uma boa notícia.

Afinal, o objetivo declarado é entregar um Subnautica 2 mais completo, estável e com mais conteúdo já no lançamento, evitando os problemas comuns que muitas sequências enfrentam.