SpaceX lança telescópio Euclid para observar energia escura no espaço

Imagem de: SpaceX lança telescópio Euclid para observar energia escura no espaço

A SpaceX lançou com sucesso o telescópio Euclid da Agência Espacial Europeia (ESA) a partir da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, hoje de manhã (1).

O Euclid é um satélite impressionante que faz parte de uma série de novos satélites de observação recentemente lançados no espaço.

Ele tem como objetivo estudar mais de um bilhão de galáxias em diferentes comprimentos de onda e analisar o espaço há dez bilhões de anos luz de distância.

O telescópio Euclid está equipado com um poderoso instrumento que processa luz infravermelha e visível e viajará quase um milhão de milhas de distância da Terra.

A missão do telescópio Euclid da ESA tem uma duração planejada de seis anos e está focada no estudo da matéria escura e da energia escura.

Durante esse período, a ESA pretende obter informações valiosas sobre a estrutura das galáxias e outros parâmetros importantes.

Os astrônomos estarão catalogando cerca de 1,5 bilhão de galáxias e comparando o brilho delas em diferentes comprimentos de onda de luz.

Essa catalogação será fundamental para entender características galácticas, como tamanho, massa e número de estrelas produzidas. Um dos principais mistérios que os cientistas esperam desvendar é a natureza da matéria escura e da energia escura.

Matéria escura e Energia escura
Foto: ESA

Embora a matéria escura seja invisível, sua presença pode só ser detectada através da atração gravitacional exercida sobre as galáxias. Além disso, a expansão acelerada do universo é outro fenômeno que intriga os astrônomos.

A missão do telescópio Euclid se propõe a mapear o universo e criar visualizações detalhadas das galáxias ao longo de seis anos, com os primeiros três meses dedicados à calibração dos dados.

Mais de dois mil cientistas de vários países, incluindo Europa, Canadá, Japão e Estados Unidos, estarão envolvidos na análise dos dados coletados pelo telescópio Euclid.

Essa colaboração internacional permitirá avanços significativos na compreensão desses fenômenos cósmicos. Além disso, o telescópio Euclid também desempenhará um papel importante na confirmação das teorias da gravidade propostas por Albert Einstein.

As distâncias e a escala em que o Euclid coleta seus dados proporcionam uma oportunidade única para testar essas teorias. Essa missão contribuirá para o avanço da física e da astronomia.

O segundo estágio do foguete Falcon 9 entrou em órbita cerca de nove minutos após o lançamento e o telescópio Euclid seguirá em direção ao ponto 2 de Lagrange Sol-Terra, localizado a 1,5 milhão de quilômetros da Terra.

A escolha desse ponto permitirá que o Euclid tenha uma visão clara do céu e estabeleça uma comunicação eficiente com a Terra.

Além disso, a posição em relação ao Sol ajudará a evitar instabilidades causadas por mudanças de temperatura, garantindo imagens mais nítidas.

Hoje, um marco importante foi alcançado com a confirmação da aquisição de sinais do telescópio Euclid pouco mais de 41 minutos após o lançamento.

A equipe da ESA recebeu o sinal, marcando o sucesso do lançamento de hoje. Essa conquista é um passo crucial para o início das observações e pesquisas que ocorrerão nos próximos seis anos.

Via: ESA