A recriação de The Elder Scrolls IV: Oblivion em Skyrim, conhecida como Skyblivion, acaba de divulgar novas informações sobre o andamento do projeto, além de confirmar a janela de lançamento para 2025.
O time de desenvolvimento aproveitou a virada do ano para compartilhar uma atualização detalhada do progresso do projeto e revelar mais detalhes.
O projeto, que já é um marco para os fãs da franquia, tem gerado grande expectativa, e deve trazer uma experiência fiel aos clássicos, com diversas melhorias e adições.
Segundo a equipe de Skyblivion, o foco agora está nos ajustes finais, finalizando o mapa-múndi. A maior parte da obra já está pronta, e agora restam apenas os toques finais em áreas específicas.
"Estamos finalizando o mapa-múndi, faltando apenas completar a região de Nibenay na fronteira leste de Cyrodiil. Grandes áreas do mapa estão prontas para o herói de Kvatch explorar".
Essa declaração traz boas notícias, já que a região de Nibenay, uma das mais complexas do jogo, está quase totalmente concluída.
Em termos de paisagens, a maior parte já foi modelada, mas navmeshing precisa ser concluído. O navmesh é uma técnica para garantir que os NPCs possam navegar pelo mundo, e é uma das últimas etapas antes do lançamento.
A equipe informou que, atualmente, 93% das células do mapa já estão prontas, mas somente 44% delas estão com o navmesh totalmente implementado.
Para acelerar esse processo, o time segue em busca de voluntários especializados em navmeshing para colaborar com o desenvolvimento.
Outro ponto importante do projeto são os objetos 3D. Muitas das áreas já estão visualmente muito bonitas, mas o time precisa de mais artistas para modelar a vegetação.
Até o momento, apenas 74 dos 118 objetos de plantas foram recriados, o que significa que falta muito para garantir que o mundo de Oblivion em Skyrim se pareça com o original, mas com a qualidade visual dos tempos atuais.
Em relação às missões, houve um bom progresso em 2024. No ano anterior, o time teve dificuldades para implementar mais de 100 missões, esse número foi reduzido para apenas seis missões que ainda não foram iniciadas.
Isso é uma grande conquista, pois a diversidade e a profundidade das missões de Oblivion são uma das partes mais amadas do jogo original. A trilha sonora também passou por uma renovação.
Além de portar todas as faixas do jogo original, a equipe de Skyblivion adicionou 24 novas músicas, incluindo temas exclusivos para cada região de Cyrodiil, novas faixas de exploração de masmorras, músicas para a exploração noturna, temas para lutas contra chefes e trilhas atmosféricas.
Essas adições colocarão o jogador ainda mais imerso no vasto mundo de Cyrodiil. Porém, a equipe de Skyblivion deixou um ponto importante em aberto sobre os DLCs de Oblivion, como o aclamado Shivering Isles.
O plano era incluir os DLCs no mod, mas a prioridade agora é garantir que a experiência principal de Oblivion em Skyrim seja entregue de forma impecável.
"estamos focados na experiência do jogo principal para garantir que ele seja lançado a tempo. Assim que o jogo principal de Skyblivion for lançado, veremos como podemos lidar com DLCs".
Isso significa que, apesar de Shivering Isles e outros DLCs estarem no radar, eles provavelmente não estarão disponíveis no lançamento inicial.
Por fim, apesar dos rumores sobre um possível remaster oficial de Oblivion por parte da Bethesda, nada foi confirmado até o momento.
Isso gera certa dúvida sobre como os planos da equipe de Skyblivion poderiam ser afetados, mas, por enquanto, o foco está em entregar o melhor mod possível.