A NVIDIA tá no meio de mais uma polêmica com a nova GeForce RTX 5080, uma das placas de vídeo mais potentes da linha RTX 50, sendo flagrada faltando ROPs (Raster Operations Pipeline), que são essenciais pro desempenho da GPU.
E o pior? Esse caso não é isolado. Já foram encontrados problemas parecidos na RTX 5090 e na RTX 5070 Ti. A cada dia que passa, mais usuários descobrem que suas placas vieram capadas.
O caso mais recente veio à tona por meio do usuário do Reddit "u/gingeraffe90", que postou uma captura de tela do programa GPU-Z mostrando que sua RTX 5080 tem apenas 104 ROPs, quando deveria ter 112.

Isso significa que a placa que ele comprou pode não entregar o desempenho que a NVIDIA prometeu. A empresa chegou a se pronunciar, dizendo que só as placas RTX 5090, 5090D e 5070 Ti tinham sido afetadas e que isso representava menos de 0,5% do total de unidades fabricadas.
Mas com esse novo caso da RTX 5080, fica difícil confiar nessa informação. Para quem não sabe, os ROPs são componentes importantes pro desempenho da GPU.
- Leia também: Robôs humanoides da Foxconn com tecnologia NVIDIA devem ser revelados em novembro, dando início à era da "IA Física"
Eles influenciam diretamente a taxa de preenchimento de pixels (Pixel Fillrate), que afeta na velocidade com que a placa consegue renderizar imagens na tela.

Se sua GPU tem menos ROPs do que deveria, o desempenho geral cai, e o consumidor acaba pagando caro por um produto inferior. A NVIDIA alega que essa diferença diminui o desempenho em cerca de 4%.
Pode parecer pouco, mas quando se está gastando US$ 999 (~R$ 5.746,50) (ou bem mais aqui no Brasil com impostos), qualquer queda de performance já é motivo de indignação.
O fato é que esse caso da RTX 5080 levanta um alerta sobre quantas outras placas podem estar sendo vendidas com ROPs a menos sem que os compradores saibam?
Se mais pessoas começarem a testar suas placas de vídeo, pode ser que o problema seja muito maior do que a NVIDIA admite.
Se você comprou uma RTX 50 recentemente, vale a pena conferir as especificações da sua placa no GPU-Z pra ver se tá tudo certo. Afinal, ninguém quer pagar por um produto top de linha e acabar levando uma versão "nerfada" sem saber.