Qualcomm revela que Snapdragon X Elite tem quatro SKUs de 12 núcleos

Imagem de: Qualcomm revela que Snapdragon X Elite tem quatro SKUs de 12 núcleos

Recentemente a Qualcomm revelou em um anúncio que o Snapdragon X Elite possui quatro SKUs, todos com a mesma configuração de 12 núcleos, mas com outras especificações variáveis.

A empresa destacou três números de peça em sua última apresentação: X1E-84-100, X1E-80-100 e X1E-78-100. Todas essas três variantes compartilham a mesma configuração de CPU de 12 núcleos no cluster "8 + 4" e 42 MB de cache, mas existem várias diferenças.

A versão top de linha pode entregar um impulso de dois núcleos de 4,20 GHz, enquanto a segunda pode atingir uma frequência de 4,00 GHz.

A versão mais rápida tem uma velocidade de clock base de 3,80 GHz, enquanto a segunda opera a 3,40 GHz. A versão menos potente não possui tecnologia de impulso, operando apenas em sua frequência base de 3,40 GHz.

A variante premium também possui uma GPU Adreno com 4,6 TFLOPs, enquanto as duas restantes possuem uma GPU de 3,8 TFLOPs.

Todos os SKUs do Snapdragon X Elite possuem uma NPU (Unidade de Processamento Neural) com 45 tera-operações por segundo, ou TOPS, como o recém-anunciado Snapdragon X Plus.

Todos os modelos suportam RAM LPDDR5X com uma largura de banda de 8.448 MT/s e podem ser configurados com até 64 GB em futuros laptops Windows.

O novo SoC suporta a versão 3.0 do SD, unidades de estado sólido PCIe NVMe Gen 4, ou o padrão UFS 4.0 para fins de armazenamento.

Como o Snapdragon X Plus menos potente, a Qualcomm utiliza o processo de 4nm da TSMC para produzir em massa seu silício de ponta, com um modem 5G integrado que oferece velocidades de download de até 10 Gbps.

Em testes de IA generativa, o Snapdragon X Elite pode produzir até 10 vezes mais imagens do que o Core Ultra 7 155H da Intel em Diffusion Estável, mostrando as capacidades da NPU.

Além disso, a Qualcomm apresentou um benchmark multi-core onde seu silício de ponta se mostra ser até 21% mais rápido do que o chipset M3 da Apple.

Dependendo da solução de resfriamento do laptop, o Snapdragon X Elite pode operar em limites de potência de 23W e 80W, apesar de o nível máximo suportado provavelmente ser para a versão top de linha que oferece um impulso de dois núcleos de 4,20 GHz.

A Qualcomm também afirmou que o Snapdragon X Elite pode rodar a maioria dos jogos, mas um processador gráfico dedicado sempre ofereça um desempenho melhor.

Recentemente, o Snapdragon X Elite foi testado no próximo Microsoft Surface Laptop 6, operando a 4,00 GHz, sugerindo que é uma das duas versões que suporta a tecnologia de impulso de clock.

Os resultados mostram que o mais recente e poderoso silício da Qualcomm continua a superar o M3 da Apple, mas ainda não conseguiu ultrapassar os chipsets de ponta.

Os primeiros notebooks equipados com este chipset estão previstos para chegar no primeiro semestre de 2024, com a Lenovo lançando recentemente seu mais recente Yoga Slim 7 14 baseado em ARM e ThinkPad T14s rodando o melhor e mais recente chipset da Qualcomm.

Espera-se que uma série de modelos diferentes das principais marcas de notebooks sejam lançados em breve e, como sempre, manteremos você informado.