Snapdragon X Plus é anunciado com arquitetura de CPU Oryon

Imagem de: Snapdragon X Plus é anunciado com arquitetura de CPU Oryon

A Qualcomm anunciou oficialmente o Snapdragon X Plus, o chipset da empresa voltado especificamente para o mercado de notebooks.

Este novo processador é equipado com a mesma arquitetura de CPU Oryon que o Snapdragon X Elite, oferecendo um desempenho impressionante enquanto consome 54% menos energia.

Falando em especificações, o Snapdragon X Plus possui uma configuração de CPU de 10 núcleos, dividida em seis núcleos de desempenho e quatro núcleos de eficiência.

Cada núcleo pode operar a até 3,40 GHz, desde que as temperaturas sejam controladas dentro do limite. O chipset também possui 42 MB de cache e é produzido na arquitetura de 4nm da TSMC.

No lado da GPU, a Qualcomm afirma que o Snapdragon X Plus possui um processador Adreno com até 3,8 TFLOPS e uma Unidade de Processamento Neural (NPU) com 45 tera-operações por segundo ou TOPS. A memória máxima suportada é de 64 GB, funcionando a velocidades LPDDR5X de 8.448 MT/s.

Os notebooks equipados com o Snapdragon X Plus também receberão um grande impulso na qualidade da imagem ao usar a webcam, pois este SoC possui o Qualcomm Spectra ISP e pode lidar com uma única câmera de 64 MP ou uma configuração de sensor duplo de 36 MP cada.

Além disso, o chipset pode lidar com a captura de vídeo 4K HDR a partir de uma única unidade. Uma área em que até as máquinas Windows mais baratas superarão os Macs portáteis da Apple é a conectividade 5G. O Snapdragon X Plus também é integrado com o modem 5G Snapdragon X65 da Qualcomm.

Como o chip de banda base suporta uma infinidade de bandas, você pode se conectar facilmente à maioria das redes do mundo sem enfrentar problemas de compatibilidade. Outros padrões sem fio suportados incluem Qualcomm FastConnect 7800, Wi-Fi 7 e Bluetooth 5.4.

Segundo os testes de desempenho divulgados pela Qualcomm, o Snapdragon X Plus pode superar o M3 da Apple em cerca de 10%, e também é consideravelmente mais eficiente em termos de energia do que o resto da concorrência.

Por exemplo, enquanto opera no desempenho máximo, o chipset usa aproximadamente 54% menos energia do que o Intel Core Ultra 7 155H e o AMD Ryzen 9 7940HS.

Snapdragon X Plus
O Snapdragon X Plus tem aproximadamente o tamanho de uma moeda / Créditos da imagem @theunlockr

Curiosamente, a Qualcomm não compartilhou benchmarks de jogos em seus slides de desempenho, mas os primeiros testes tenham revelaram que o Snapdragon X Elite pode roda Baldur's Gate 3 a 30 FPS em resolução 1080p, com as configurações visuais definidas como baixas.

O novo silício também pode manter até 40 FPS rodando o jogo Remedy's Control em configurações baixas, mas em áreas sem combate.

Como o Snapdragon X Plus provavelmente tem uma GPU mais fraca, ele pode nem superar a marca de 30 FPS em vários jogos na configuração mais baixa, e é por isso que a Qualcomm provavelmente deixou esses números de fora.

Os primeiros notebooks com o Snapdragon X Plus devem ser lançados no segundo semestre de 2024. Infelizmente, a Qualcomm ainda não revelou detalhes de preços.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.