A NVIDIA começou o ano de 2025 com tudo no mercado de placas de vídeo para computadores, chegando a um domínio de 92% de participação. Enquanto isso, a AMD caiu para apenas 8% e a Intel ficou zerada nesse mercado.
Esses números são de um relatório recente da Jon Peddie Research, que analisou o primeiro trimestre de 2025 e trouxe informações valiosas para quem quer entender como está o mercado de GPUs (placas de vídeo).
Segundo a pesquisa, foram vendidos 9,2 milhões de placas de vídeo (AIB) só no primeiro trimestre de 2025. Porém, ao mesmo tempo, as vendas de processadores para desktop caíram para 17,8 milhões de unidades.
Isso mostra que, apesar de menos computadores serem montados, a busca por placas de vídeo continua forte. Mas o relatório prevê que o mercado de AIB vai encolher 10,3% ao ano até 2028.
Ainda assim, até lá, deve chegar a uma base instalada de 130 milhões de placas de vídeo em uso, com 86% dos PCs de mesa equipados com uma GPU dedicada.
Falando sobre as empresas, a NVIDIA teve um crescimento de 8,5% no primeiro trimestre de 2025, saltando de 84% para 92% de participação no mercado de placas de vídeo.
Já a AMD perdeu 7,3% e ficou só com 8%. A Intel, que vinha tentando se firmar com suas placas de vídeo, também não conseguiu manter o ritmo e despencou para 0%.

A NVIDIA lançou várias novas placas de vídeo nesse período, principalmente a linha RTX 50, que está bombando entre os gamers. A AMD também lançou as placas RDNA 4, mas só no final do trimestre, então não conseguiu fazer frente à NVIDIA.
Já a Intel lançou sua linha Battlemage B-series no final de 2024, mas parece que a quantidade de placas não foi grande o suficiente para mexer com o mercado.
No mercado geral de CPUs (os processadores que fazem o computador funcionar), a situação também foi de queda. As vendas de CPUs de mesa caíram 14,5% em relação ao mesmo período de 2024 e 20,6% em relação ao trimestre anterior.
Em anos normais, o primeiro trimestre costuma ser meio parado, com uma média de crescimento de só 0,6%. Mas, em 2025, aconteceu algo diferente: teve um crescimento de 8,4%.
Quando a gente olha para todo o mercado de GPUs, incluindo as integradas (aquelas que vêm dentro do processador), a queda foi de 12% em relação ao último trimestre de 2024.
Foram vendidas 68,8 milhões de placas de vídeo no total, enquanto os processadores chegaram a 61,9 milhões de unidades.
A previsão é que, até 2028, existam 2,8 bilhões de GPUs em uso no mundo todo. Mas as placas de vídeo dedicadas (as chamadas dGPUs) ainda vão ocupar apenas 15% desse total.
Separando por tipo de computador, os desktops (PCs de mesa) tiveram uma queda de 16% nas vendas de placas de vídeo, e os notebooks (notebooks e laptops) caíram 10%. A AMD perdeu mais 1,6% de participação geral, a Intel perdeu 2,1% e a NVIDIA aumentou sua fatia em 3,6%.

Um detalhe que chamou a atenção da pesquisa foi que as GPUs usadas em data centers (grandes servidores que ajudam na inteligência artificial) cresceram 9,6%. Isso mostra como a tecnologia de IA está influenciando o mercado.
Quanto aos processadores, 29% das vendas foram de CPUs para desktop e 71% para notebooks. Além desses dados, o relatório traz insights legais do Steam Hardware Survey, uma pesquisa feita pelo Steam (a maior plataforma de jogos de PC do mundo).
Em maio de 2025, as placas GeForce RTX 3060 e RTX 4060 eram as mais usadas pelos jogadores. A nova RTX 5060 Ti também apareceu, mas com só 0,21% de participação – bem menos do que os 4,44% da RTX 4060 e os 4,73% da RTX 3060.
Vai demorar um tempo até a série 5060 aparecer no top 10 dos gamers. Falando dos processadores dos jogadores no Steam, a AMD vem conquistando espaço e chegou a 40,31% de participação, contra 59,69% da Intel.
Isso é uma grande mudança, já que a Intel dominava com 65-70% faz poucos anos. As CPUs Ryzen da AMD vêm sendo muito elogiadas, enquanto a linha Core Ultra 200S (Arrow Lake-S) da Intel não teve o sucesso esperado.
Na parte dos núcleos dos processadores, hoje o mais comum entre os jogadores são CPUs de 6 e 8 núcleos, que juntos somam mais de 54% de participação.
As CPUs de 4 núcleos ainda têm 15,51%, porque são mais baratas e muitos gamers ainda usam computadores mais antigos ou peças de segunda mão.
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Já os processadores mais potentes, com 10, 12, 16 ou até 24 núcleos, também estão crescendo e têm participação relevante entre os usuários.