Nintendo Switch 2: Jogos usarão DLSS, mas sem resolução 1080p e 4K

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Os rumores sobre o Nintendo Switch 2 continuam a todo vapor e estão aquecendo as discussões na comunidade gamer.

E entre tantas especulações, uma certeza parece estar ganhando força: o uso do NVIDIA DLSS, a tecnologia de upscaling que promete dar aquele boost nas resoluções gráficas.

Porém, antes de se animar com a ideia de gráficos em 4K no modo dock ou 1080p no modo portátil, é bom reconsiderar suas expectativas.

Durante um podcast recente da Digital Foundry, especialistas em tecnologia compartilharam suas opiniões sobre o desempenho esperado do novo console da Nintendo.

A principal questão está no equilíbrio entre potência e custo. O Nintendo Switch 2 provavelmente será equipado com um chip móvel da NVIDIA, eficiente, mas longe de competir com consoles como o PS5 ou Xbox Series X.

O DLSS entra em cena para ajudar a melhorar a qualidade visual sem sobrecarregar o hardware. Contudo, quanto maior a resolução de saída, mais caro se torna o processamento.

No modo portátil, é esperado que os jogos alcancem resoluções entre 720p e 900p, enquanto no modo dock, o teto provável será algo como 1440p, sobretudo para títulos adaptados de PS4 e Xbox One.

Para os jogos mais exigentes da geração atual, a história é diferente. Títulos criados para motores gráficos mais avançados, como a Unreal Engine 5, podem ter dificuldades para manter um visual atraente, principalmente em resoluções muito baixas.

Estratégia da Nintendo e jogos exclusivos

Historicamente, a Nintendo sempre focou mais na experiência do jogador do que em gráficos. Seus jogos exclusivos, como The Legend of Zelda e Mario, devem continuar utilizando designs mais simples, o que facilita o alcance de resoluções mais altas.

Essa abordagem também reduz os custos de desenvolvimento, algo que combina perfeitamente com a filosofia da empresa.

Já os jogos de terceiros podem não ter a mesma sorte. Para rodar bem no Switch 2, os desenvolvedores provavelmente terão que equilibrar elementos gráficos e resolução.

Em alguns casos, a resolução interna pode ser aumentada para manter detalhes visuais, mas isso pode resultar em uma saída mais baixa na tela.

Apesar disso, graças ao tamanho compacto do display do console, resoluções reduzidas ainda podem oferecer uma boa experiência visual.

O que a Unreal Engine 5 tem a ver com isso?

A Unreal Engine 5 é conhecida por trazer avanços como o Lumen, um sistema de iluminação global avançado. Porém, em resoluções muito baixas, o Lumen tende a perder qualidade, apresentando texturas "barulhentas" e menos definidas.

Isso significa que jogos que utilizam essa engine podem ter que priorizar visuais mais simples ou investir no uso otimizado do DLSS.

Uma possibilidade interessante seria a NVIDIA criar uma versão do DLSS personalizada para o Switch 2, semelhante ao que a Hello Games fez ao implementar uma versão leve do AMD FSR 2 no No Man's Sky para o Switch original.

O Nintendo Switch 2 ainda não foi oficialmente revelado, mas os rumores sugerem que seu anúncio não está muito distante.

Enquanto isso, as expectativas giram em torno de um console que, apesar de não ser uma potência gráfica, pode manter a essência inovadora da Nintendo.