Nintendo Switch 2 dificilmente terá desempenho próximo do Xbox Series S

Imagem de: Nintendo Switch 2 dificilmente terá desempenho próximo do Xbox Series S

O Nintendo Switch 2 é um dos consoles mais aguardados pelos fãs da marca japonesa, mas também um dos mais misteriosos do momento.

Pouco se sabe sobre as especificações técnicas e os recursos do novo aparelho, que promete ser uma evolução do atual Switch.

No entanto, alguns rumores e vazamentos sugerem que o console não será capaz de competir com o Xbox Series S, o modelo mais acessível da nova geração da Microsoft, em termos de desempenho.

Um dos responsáveis por essas informações é o leaker AMD Kepler, que já revelou detalhes sobre o hardware da AMD no passado.

Em uma postagem no X/Twitter, ele afirmou que o chip T239 que equipará o Nintendo Switch 2 não terá a mesma potência do Xbox Series S, que usa um processador AMD Zen 2 e uma GPU RDNA 2.

Ele também disse que o console da Nintendo ficaria atrás no quesito ray tracing, uma tecnologia que simula efeitos de luz e sombra mais realistas nos jogos.

Segundo o leaker, o Nintendo Switch 2 teria um recurso chamado Ray Reconstruction, que usaria inteligência artificial para melhorar a qualidade das imagens geradas pelo ray tracing.

No entanto, isso não seria suficiente para superar o Xbox Series S, que tem suporte nativo à tecnologia. Além disso, o leaker afirmou que mesmo se o chip T239 fosse usado em um computador de mesa, com um consumo de energia de 50W, ele ainda perderia para o console da Microsoft.

Outro recurso que poderia ajudar o Nintendo Switch 2 a se aproximar do Xbox Series S seria o NVIDIA DLSS, uma tecnologia que usa inteligência artificial para aumentar a resolução dos jogos sem perder qualidade.

O leaker, porém, deixou claro que ele estava se referindo ao desempenho puro, sem considerar o efeito do DLSS. A data de lançamento do Nintendo Switch 2 ainda é incerta, mas alguns rumores apontam para o início de 2024.

De acordo com essas fontes, o console já estaria pronto há algum tempo, mas a Nintendo teria adiado o seu lançamento para garantir um estoque suficiente e evitar a escassez que afetou o PlayStation 5 e o Xbox Series X|S, que foram lançados em 2020 e ainda são difíceis de encontrar nas lojas.