Nintendo Switch 2 ainda não está usando DLSS nos jogos de lançamento

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O lançamento do Nintendo Switch 2 está cercado de expectativas, devido as novas tecnologias mais modernas no hardware criado junto com a NVIDIA.

Mesmo assim, muita gente estranhou o fato de os jogos de estreia desenvolvidos pela própria Nintendo – como Mario Kart World e Donkey Kong Bananza – não estarem usando o tão comentado NVIDIA DLSS, recurso capaz de melhorar a imagem sem exigir tanto processamento.

Segundo especialistas do Digital Foundry, que comentaram o assunto em seu podcast semanal, isso pode estar ligado às limitações dos motores gráficos (engines) usados nesses jogos.

O DLSS depende de recursos internos como motion vectors, que nem sempre estão presentes ou prontos dentro dos motores de jogos da Nintendo.

Para incluir esse suporte agora, seria necessário um trabalho profundo de adaptação — algo que, por decisão técnica ou de cronograma, pode não ter sido prioridade.

No lugar do DLSS, a Nintendo optou por uma solução mais simples, o AMD FSR 1. Apesar de menos avançado, o método funciona "bem o suficiente" em jogos com estilo visual mais cartunesco, característico da Nintendo.

Como esses gráficos não têm muitos detalhes finos ou texturas realistas, as falhas de serrilhado e nitidez acabam chamando menos atenção.

Mario Kart World é um bom exemplo, já que mantém um visual bonito mesmo sem utilizar tecnologias mais refinadas de antialiasing e upscaling. Ainda assim, há boas chances de o DLSS aparecer futuramente, inclusive em jogos da própria Nintendo.

A tecnologia é citada oficialmente no "Welcome Tour" do Switch 2, e sabe-se que a Nintendo trabalhou junto da NVIDIA justamente para incluir o hardware compatível com o recurso no novo console.

Isso indica que a intenção existe — talvez seja só uma questão de tempo e adaptação das engines. E, convenhamos, um jogo como Donkey Kong Bananza claramente teria ganhado em nitidez e definição usando DLSS em vez do mais modesto FSR 1.