A NASA selecionou a SpaceX para desenvolver a primeira sonda humana comercial que transportará dois astronautas americanos à Lua pela primeira vez desde 1972.
Com um contrato de US $ 2,89 bilhões, a SpaceX será responsável por construir o módulo lunar Artemis, que envolve o teste do protótipo da nave espacial nas instalações da SpaceX no sul do Texas.
A SpaceX teve de enfrentar a Blue Origin de Jeff Bezos, fundador da Amazon, e a empreiteira de defesa do Alabama, Dynetics, pelo contrato de ser o único fornecedor do sistema.
"Com este prêmio, a NASA e nossos parceiros irão completar a primeira missão de demonstração tripulada à superfície da Lua no século 21, enquanto a agência dá um passo adiante para a igualdade das mulheres e a exploração do espaço profundo de longo prazo", disse Kathy Lueders, Administrador Associado para Explorações Humanas e Diretoria de Missão de Operações da NASA.
"Esta etapa crítica coloca a humanidade em um caminho para a exploração lunar sustentável e mantém nossos olhos em missões mais distantes no sistema solar, incluindo Marte.", Acrescentou.
A NASA planeja pousar astronautas na Lua já em 2024. O objetivo é pousar a primeira mulher e a primeira pessoa de cor a pousar na superfície lunar sob o programa Artemis.
"Devemos realizar o próximo pouso o mais rápido possível", disse Steve Jurczyk, administrador interino da NASA.
"A equipe da NASA terá a percepção do progresso que a SpaceX está fazendo e se eles estiverem atingindo seus marcos, podemos ter uma chance em 2024.", Acrescentou Jurczyk.
O poderoso foguete do Sistema de Lançamento Espacial da agência lançará quatro astronautas a bordo da espaçonave Orion em sua jornada de vários dias até a órbita lunar.
Lá, dois membros da tripulação serão transferidos para o Sistema de Pouso Humano (HLS) da SpaceX para a etapa final de sua jornada à superfície da lua.
Depois de aproximadamente uma semana explorando a superfície, eles embarcarão na Orion para sua curta viagem de volta à órbita, antes de retornar a Terra.
A SpaceX tem trabalhado em estreita colaboração com a NASA durante o período base de desempenho do HLS para informar o projeto de sua sonda e garantir que atenda aos requisitos de desempenho da NASA e aos padrões de voo espacial humano.
Um princípio fundamental para sistemas seguros, esses padrões acordados abrangem as áreas de engenharia, segurança, saúde e áreas técnicas médicas.
A HLS Starship da SpaceX, projetada para pousar na Lua, se apoia nos motores Raptor testados pela empresa nos voos dos veículos Falcon e Dragon.
A nave estelar inclui uma cabine espaçosa e duas eclusas de ar para passeios lunares de astronautas. A arquitetura da nave espacial pretende evoluir para um sistema de lançamento e pouso totalmente reutilizável, projetado para viagens à Lua, Marte e outros destinos.
"Este é um momento emocionante para a NASA e especialmente para a equipe Artemis", disse Lisa Watson-Morgan, gerente de programa do HLS no Marshall Space Flight Center da NASA em Huntsville, Alabama.
"Durante o programa Apollo, provamos que é possível fazer o que parece impossível: pousar humanos na Lua. Adotando uma abordagem colaborativa no trabalho com a indústria e, ao mesmo tempo, aproveitando a experiência e os recursos técnicos comprovados da NASA, retornaremos os astronautas americanos à superfície da Lua mais uma vez, desta vez para explorar novas áreas por períodos mais longos."
Em anúncio no Twitter, Musk fala sobre a nova parceria, começando com "Regras da NASA !!" seguido por "Estamos honrados em fazer parte da equipe @NASAArtemis".
🚀🖤💫 NASA Rules!! 💫🖤🚀 https://t.co/hmeGx2peZ6
— Elon Musk (@elonmusk) April 16, 2021
Além disso, a SpaceX também respondeu no Twitter, tweetando: "Estamos muito honrados em ajudar @NASAArtemis a inaugurar uma nova era de exploração espacial humana".
Via: NASA