A NASA acaba de dar mais um passo importante em um projeto que pode mudar o futuro da aviação. Trata-se do avião X-59, uma aeronave supersônica diferente de tudo o que já se viu.
A grande novidade desse projeto é que ele foi feito para voar mais rápido que o som, mas sem o estrondo típico que esses voos costumam causar.
Esse tipo de barulho, conhecido como "estrondo sônico", é tão forte que parece uma explosão no céu. Mas o X-59 foi criado exatamente para resolver esse problema.
No dia 10 deste mês, a NASA realizou um teste importante, ligou os motores do avião e o fez andar pela pista com sua própria força pela primeira vez, algo chamado de "teste de taxiamento".
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O X-59 chama atenção logo de cara por um detalhe curioso, ele não tem janelas na parte da frente, como os aviões comuns. Isso acontece porque seu nariz é bem comprido, e esse formato é essencial para quebrar o som de forma mais silenciosa.
Em vez de usar uma janela, o piloto vai contar com câmeras e telas para enxergar o que está à frente — algo que também faz parte dos testes.
Esse avião faz parte de uma missão chamada Quesst, criada para mostrar que é possível voar acima da velocidade do som sem causar incômodo nas cidades abaixo.
O objetivo principal é provar que o X-59 pode voar a uma velocidade 1,5 vez maior que a do som — isso dá cerca de 1.800 km/h — sem produzir aquele estrondo assustador que os aviões supersônicos costumavam fazer no passado.

Desde janeiro deste ano, quando o X-59 foi mostrado ao público já montado, vários testes vêm sendo realizados pela equipe da NASA.
Eles já verificaram o funcionamento de instrumentos, fizeram testes no motor (até com pós-combustão no máximo), testaram os sistemas elétricos e a estrutura da aeronave.
Agora, com o avião já andando pela pista em Palmdale, na Califórnia, os próximos dias serão dedicados a repetir esses testes de movimentação, cada vez mais rápidos, para garantir que tudo está funcionando bem.
Os engenheiros estão prestando atenção em detalhes como direção, frenagem, controle e resposta do avião ao comando dos pilotos. Esses testes são fundamentais antes que o X-59 faça seu primeiro voo oficial.
Se tudo correr como planejado, o X-59 pode abrir caminho para uma nova geração de aviões comerciais que voam muito rápido, mas sem incomodar quem está no chão.
Isso pode mudar até as regras atuais da aviação, que hoje proíbem voos supersônicos sobre áreas povoadas por causa do barulho. A NASA quer provar que é possível combinar velocidade com silêncio — algo que parecia impossível até pouco tempo atrás.
Com isso, quem sabe um dia a gente possa atravessar o oceano em poucas horas sem aquele incômodo sonoro que assustava tanta gente.