Larian confirma novo Divinity no TGA 2025 como seu maior RPG até hoje

Imagem de: Larian confirma novo Divinity no TGA 2025 como seu maior RPG até hoje

A internet mais uma vez mostrou a sua força ao decifrar pistas antes do The Game Awards. Em 2025, o mistério girava em torno de uma enorme estátua instalada no Deserto de Mojave, descrita por muitos como um monólito demoníaco.

Um registro de patente acabou levando o público até a Larian Studios, o que indicava um novo projeto ligado à franquia Divinity. A confirmação veio na noite do The Game Awards 2025, com a exibição de um trailer inédito.

Para quem já acompanhava o trabalho da Larian antes do sucesso de Baldur's Gate 3, Divinity sempre foi a principal série de RPG de fantasia do estúdio.

Assim que foi descoberto que Baldur's Gate 4 não seria o próximo jogo da empresa, o retorno ao universo Divinity passou a ser a aposta mais comum entre os jogadores. O anúncio oficial confirmou que essa leitura estava correta.

O trailer divulgado é totalmente cinematográfico e não mostra jogabilidade, mas apresenta o clima e o tom que a Larian pretende seguir neste novo título. O jogo não recebeu numeração oficial, porém será o sétimo lançamento da série Divinity ao todo.

Em comunicado à imprensa, a desenvolvedora disse que este será o projeto mais ambicioso de sua história, contrariando a ideia inicial de Swen Vincke, CEO da Larian, que após Baldur's Gate 3 pensava em criar algo menor.

O estúdio também explicou que se trata de um jogo novo, que não exige conhecimento prévio dos títulos anteriores. Ainda assim, jogadores que passaram por Divinity: Original Sin e Divinity: Original Sin 2 devem perceber com mais facilidade as conexões de continuidade.

"Apesar da nossa longa trajetória com a série, este é o primeiro jogo chamado apenas de ‘Divinity’. Estamos prontos para reunir tudo o que fizemos até hoje em um só lugar. Isso marca o início de algo com mais alcance, profundidade e proximidade do que qualquer outro projeto anterior. Estamos caminhando para esse momento desde que assumimos o controle do nosso próprio destino. Este é o Divinity que sempre quisemos criar, e o público vai se divertir muito com ele", disse a Vincke em nota oficial.

Um ponto que chama atenção nesse anúncio é o momento em que ele acontece. A Larian lançou o último grande patch de Baldur's Gate 3 há poucos meses.

Além disso, no ano passado, Vincke comentou sobre o próximo projeto do estúdio, afirmando que ainda precisaria de bastante tempo até ficar pronto e que seria algo de grande escala, pedindo paciência aos fãs.

Isso indica que o novo Divinity ainda está em fase inicial de desenvolvimento. O anúncio antecipado pode estar ligado à expansão da equipe, com foco em contratação de novos profissionais.

Também existe a possibilidade de o estúdio seguir o mesmo caminho adotado com Baldur's Gate 3, lançando o jogo primeiro em acesso antecipado e evoluindo o projeto até a versão 1.0 com a participação da comunidade.

Seja qual for a estratégia, tudo indica que o público ainda terá de esperar bastante tempo por mais novidades sobre o projeto.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.